Pular para o conteúdo
POLÍTICA

Eleição 2024: pesquisa mostra disputa acirrada em Curitiba

31/10/2023
candidatos

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (31) pela Paraná Pesquisas mostra que a disputa pela Prefeitura de Curitiba será extremamente acirrada. A pouco menos de um ano do pleito, os três principais pré-candidatos aparecem próximos na preferência do eleitorado curitibano. O deputado federal Luciano Ducci aparece na frente, com 22,4% das intenções de voto, seguido do deputado estadual Ney Leprevost, com 19%. O vice-prefeito de Curitiba é o terceiro, com 14%. Levando em conta a margem de erro da pesquisa, de 3,5 pontos percentuais, qualquer um dos três pode estar liderando a corrida eleitoral.

 

Nesse cenário ainda foram incluídos o ex-deputado federal Paulo Martins (12,3%), Carol Dartora (6,7%) e Maria Victoria (6,1%). Aqueles que não sabem em quem votar ou não responderam a pesquisa chegam a 8,2% e os que pretendem anular o voto são 11,3%.

 

Outros cenários

A Paraná Pesquisas divulgou vários cenários da corrida eleitoral. O deputado Luciano Ducci lidera em quase todos, exceto quando o deputado cassado Deltan Dallagnol é incluído. Nesse cenário, Dallagnol teria 15,5%, à frente de Ney Leprevost (14,7%), Ducci (14,5%), Beto Richa (13,7%), Eduardo Pimentel (10,8%), Paulo Martins (7,5%), Carol Dartora (5,5%) e Maria Victoria (4,1%).

 

Quando o instituto retira o nome do deputado Ney Leprevost e inclui a esposa do senador Sergio Moro, Ducci lidera com 25,6% das intenções de voto, seguido de Rosângela Moro, com 15,3%. Em terceiro aparece Eduardo Pimentel, com 14,7%, à frente de Paulo Martins, com 11,4%, Carol Dartora, com 6,6% e Maria Victoria, com 6,6%.

 

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes ao entrevistado, o nome mais lembrado é o do prefeito Rafael Greca, que não pode disputar a eleição. Greca teria 10,3% dos votos. Eduardo Pimentel vem na sequência, com 2%. O deputado Goura aparece em terceiro, com 1,2%, enquanto Luciano Ducci e Ney Leprevost são lembrados por 1% dos eleitores. Nesse cenário o que chama atenção é a quantidade de entrevistados que não sabem em quem votar: 78,9%.

 

Veja abaixo todos os cenários:

 

 

 

 

 

A Paraná Pesquisas ouviu 805 eleitores entre os dias 26 e 29 de outubro de 2023. A pesquisa atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *