A segunda pesquisa de opinião pública da Paraná Pesquisas sobre a eleição para a Prefeitura de Curitiba mostra, novamente, um quadro embolado e completamente indefinido na preferência do eleitorado. Os principais candidatos oscilam dentro da margem de erro. A novidade desta sondagem foi a inclusão do nome do deputado federal Beto Richa.
No primeiro cenário, na pesquisa estimulada, o deputado federal Luciano Ducci (PSB) aparece com 16,2% das intenções de voto enquanto o deputado estadual Ney Leprevost (União) tem 16%. O ex-governador Beto Richa (PSDB) vem em terceiro, com 13,5%, e o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) é o quarto, com 12,5%. Como a margem de erro da pesquisa é de 3,4 pontos percentuais, todos estariam empatados.
A diferença entre Ducci e Leprevost aumenta ligeiramente quando o nome de Beto Richa é retirado da pesquisa. Ducci sobe para 22,1% e Leprevost para 19,6%. Pimentel aparece em terceiro, com 15,9%. Na pesquisa anterior, em um cenário semelhante, Ducci tinha 22,4% das intenções de voto, Leprevost tinha 19% e Pimentel 14%.
Nos dois cenários anteriores constam os nomes de outros pré-candidatos: Paulo Martins, Goura, Fernanda Dallagnol, Carol Dartora, Maria Victoria e Luizão Goulart.
Em outro cenário, o instituto retira alguns nomes, mantendo os principais candidatos. Ducci aparece com 25,2%, Leprevost tem 21,2%, Pimentel 16,7%, Paulo Martins 11,1% e Fernanda Dallagnol 8,4%.
O instituto avaliou, ainda, um quadro em que a disputa teria apenas os nomes dos três principais candidatos e o da deputada estadual Maria Victoria. Ducci sobe para 27,1%, Leprevost vai a 23,1%, Pimentel se mantém em terceiro, com 19,9% e Maria Victoria tem 9%.
A Paraná Pesquisas simulou um eventual segundo turno entre os três candidatos mais bem colocados na maioria dos cenários. Ducci venceria os confrontos com Ney Leprevost ou Eduardo Pimentel. Se a disputa fosse entre Leprevost e Pimentel, o candidato do União Brasil levaria a melhor.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando não são indicados nomes aos entrevistados, o mais lembrado é o prefeito Rafael Greca, com 11,4%. O vice-prefeito Eduardo Pimentel aparece logo depois, com 2,5%. Ducci foi citado por 1,2% dos eleitores e Leprevost por 0,6%. Chama atenção a quantidade de eleitores que ainda não sabem em quem votar: 75,9% dos entrevistados.
Rejeição
O Paraná Pesquisas também avaliou a rejeição do eleitorado aos candidatos. Beto Richa acumulou a maior rejeição. 50,8% dos entrevistados disse que não votaria no tucano. Entre os três candidatos mais lembrados, Luciano Ducci tem 11,7% de rejeição, Ney Leprevost 9,3% e Eduardo Pimentel 8,5%.
A pesquisa foi realizada com 845 eleitores de Curitiba, entre os dias 10 e 12 de dezembro. O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,4 pontos percentuais para os resultados gerais.
Leia outras notícias no HojePR.