Apesar de ainda não terem sido anunciadas, as três principais candidaturas à Prefeitura de Curitiba estão com suas chapas fechadas. Eduardo Pimentel (PSD), Ney Leprevost (União) e Luciano Ducci (PSB) já têm seus vices escolhidos.
O vice-prefeito Eduardo Pimentel terá a companhia do ex-deputado federal Paulo Martins, indicado pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. A escolha de Martins, que em 2022 disputou o Senado e conquistou 1,6 milhão de votos, foi costurada pelo governador Ratinho Junior diretamente com as lideranças nacionais do PL. O PSD realiza sua convenção no dia 3 de agosto. O anúncio da chapa, no entanto, deve ser feito ainda essa semana.
O deputado Ney Leprevost vai disputar a eleição com chapa pura. A deputada federal – eleita por São Paulo – Rosangela Moro foi a escolhida para a vice. A candidatura de Leprevost será referendada por aclamação na convenção do União, na próxima quarta-feira (31). Segundo a sua assessoria, o anúncio da chapa será feito na segunda-feira (29). A indicação de Rosangela, que transferiu seu domicílio eleitoral para o Paraná, foi negociada com o senador Sergio Moro e teve, também, a participação do presidente nacional do partido, Antonio Rueda, e do presidente do União no Paraná, o deputado federal Felipe Francischini.
A chapa do ex-prefeito Luciano Ducci é conhecida há mais tempo e o vice será o deputado estadual Goura, do PDT. O Diretório Municipal do PT, que faz parte da aliança, queria que o nome saísse das suas fileiras, mas prevaleceu a decisão da Executiva Nacional, que não apenas apoiava a escolha de Ducci, como também a indicação de Goura. O PSB faz sua convenção neste domingo (28), com a presença do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, e vai anunciar a criação da Frente Ampla composta PSB, PDT e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB).
Fotos: Valdelino Pontes/SECID – Valdir Amaral/Alep – Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Montagem e tratamento de imagens: Anndersou/HojePR
Leia mais sobre política no HojePR