HojePR

ELEIÇÕES/2024

Em encontro promovido pela Abrasel, Ney Leprevost se compromete a atender pauta do setor de bares e restaurantes

17/09/2024
ney

Em encontro com empresários membros da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizado nesta terça-feira (17), o candidato à prefeitura de Curitiba, Ney Leprevost (União), se comprometeu a atender as reivindicações do setor, um dos maiores empregadores da capital paranaense. Ney destacou que as demandas dos empreendedores do setor serão contempladas em seu plano de gestão.

Aifu

O documento entregue pela Abrasel ao candidato reivindica, por exemplo, mudanças na atuação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), que segundo a entidade, têm sido realizadas com excessivo aparato policial, e muitas vezes focada em questões burocráticas que poderiam ser resolvidas de maneira menos invasiva durante o expediente regular, como a verificação de alvarás e documentação.

“Será extirpada da realidade da nossa cidade aquela gestão que persegue e onera a classe empreendedora. Alvarás fáceis ou provisórios farão parte do cotidiano de todo aquele que pretende empreender em Curitiba. A retribuição pela geração de empregos e renda na cidade será a oferta de serviços rápidos, gratuitos e desburocratizados”, explicou Ney. “A Prefeitura precisa parar de atrapalhar a pessoa que quer prosperar na vida, gerar empregos, ganhar o seu pão de cada dia. O curitibano, na minha gestão, vai ter liberdade para empreender, para gerar empregos e para alcançar a prosperidade pessoal”, defendeu o candidato.

Pessoas em situação de rua

Outro pedido dos empresários é a implementação de políticas e ações em relação às pessoas em situação de rua, em especial no Centro da cidade. O programa de Ney prevê a criação dos Centros de Reabilitação, Inclusão, Saúde, Trabalho e Organização (CRISTOs), que vão proporcionar um atendimento e encaminhamento completo e digno a essa população que, muitas vezes, enfrenta a dependência química ou transtornos mentais.

Nos CRISTOs, os cidadãos receberão tratamento médico psiquiátrico e psicossocial rápido e de qualidade, que possibilitarão a reabilitação aliada à capacitação técnica em cursos profissionalizantes, em uma parceria público-privada, onde vagas de trabalho serão reservadas a esse público, possibilitando uma nova vida à pessoa.

Turismo

A pauta da Abrasel também inclui a promoção e investimento no turismo, com o fortalecimento da campanha “Destino Inverno Curitiba”, lançado pela associação em 2024. O plano de Ney atende diretamente a essa reivindicação, ao propor aproveitar o clima frio, que é tão característico da cidade, para realização do Festival Nacional de Inverno de Curitiba, com dezenas de atrações com foco em literatura, gastronomia, feiras de artesanato, teatro e shows com artistas locais e nacionais, tudo para movimentar o turismo e o comércio, a exemplo do que acontece em Gramado e Campos do Jordão.

Políticas de incentivo fiscal serão adotadas para incentivar a locação de imóveis na região central da cidade e abertura de novos comércios. Iluminação pública e de qualidade garantirão a possibilidade de funcionamento noturno dos comércios, com a devida proteção aos cidadãos pela Polícia da Cidade, que será implementada pela nova gestão.

Segurança

O setor de bares e restaurantes é um dos mais afetados pela falta de segurança, em especial na região central da cidade. A Abrasel reivindica um aumento da segurança nos polos gastronômicos, com mais policiais circulando nessas áreas onde milhares de pessoas passam diariamente. Uma das principais propostas de Ney nesta campanha é criar a Polícia da Cidade, com aumento do efetivo, capacitação e investimento em tecnologia para a Guarda Municipal.

“Precisamos aumentar o efetivo da Guarda Municipal, equipá-la e dar a ela estrutura e treinamento de polícia. Além da transformação da Guarda em Polícia da Cidade, investiremos em mecanismos de inteligência que evitem o crime antes dele acontecer, usando ciência, tecnologia e inovação digital”, explica ele. Ney implementará um módulo fixo em cada uma das dez regionais da cidade. Além disso, os bairros também terão módulos móveis, para que os policiais tenham condições de atender com rapidez as ocorrências e promover patrulhas ostensivas, principalmente à noite. “Na nossa gestão, Curitiba vai voltar a ter lei e ordem”, assegura o candidato.

Transporte

Comprovando a sintonia entre as ideias e projetos de Ney com o setor de bares e restaurantes, uma das pautas das empresas da área é inspirada justamente em uma criação dele. A Abrasel pede no documento a criação de um “Inter Polos Gastronômicos” – um sistema de transporte público que conecte os principais polos gastronômicos da cidade, com horários diferenciados, similar ao “Inter-Hospitais”.

A linha Inter-hospitais foi um projeto idealizado por Ney quando era vereador da cidade. Implementado em 1997, o sistema integrava, via transporte público, as unidades de saúde e laboratórios espalhados pela capital do Paraná. Em 2020, a linha Inter-hospitais foi desativada pela atual gestão municipal, após mais de 20 anos de serviços prestados, não apenas aos moradores de Curitiba, mas também a pessoas vindas de outros municípios. “Fico grato que a Abrasel e as empresas do setor tenham se inspirado em nosso projeto. Acho a ideia do Inter Polos Gastronômicos excelente, e acredito que ela tem tudo para ser viabilizada em nossa gestão”, completa o candidato.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *