Um plano de carreira em uma organização é essencial para desenvolver talentos e reter bons colaboradores. Estes, ao enxergarem a possibilidade de reconhecimento e crescimento profissional, seguem as metas da organização com mais afinco, reduzindo a rotatividade e melhorando a cultura organizacional. Quanto mais espaço a empresa disponibilizar para o progresso de seus colaboradores, maior a probabilidade de um ambiente produtivo, além de se tornar um diferencial da empresa. Para isso, é imprescindível que haja comprometimento e clareza da alta administração para implementação e apoio ao plano de carreira, garantindo que todos estão cientes de como funciona.
Este plano precisa esclarecer o caminho que cada colaborador precisa percorrer dentro da organização, indicando as competências necessárias para alcançar uma meta profissional, requisitos de promoção, quais programas de treinamento estão disponíveis, em que momentos serão aplicados avaliações de desempenho e demais benefícios, à medida que metas são atingidas.
Um estudo da Universidade de São Paulo (FEA) com 550 empresas, verificou que a intenção empresarial de gerenciar carreira influencia a percepção dos empregados quanto às suas possibilidades de crescimento profissional na empresa onde trabalham. Também foi analisado que os executivos percebem positivamente sua possibilidade de crescimento profissional numa proporção mais elevada do que os demais funcionários, mesmo em empresas que não adotam processos e práticas deliberadas de gestão de carreira.
Para que os colaboradores estejam cientes das opções de carreira, é necessário criar um mapa com informações relevantes mostrando: os níveis dos cargos, do mais básico ou mais alto; uma tabela com cada cargo, a faixa salarial e média de mercado; outra tabela com informações como cargo, salário, o que faz, quais são as responsabilidades e habilidades necessárias, e por fim, o caminho de sucessão. Este material deve ser apresentado e colocado à disposição dos colaboradores com treinamentos para desenvolvimento dos mesmos.
Sendo assim, elaborar um plano de carreira bem estruturado dentro da sua empresa, amparado nas expectativas das pessoas, deve ser uma prioridade para qualquer organização comprometida com o sucesso a longo prazo. Conte pra gente aqui nos comentários se sua empresa dispõe desse programa.
Leia outras colunas da Hag Schultz aqui.
Boa tarde !
Amei o conteúdo 😃.
Acho muito importante ter planos de carreira nas empresas.
Eu não trabalho interno na empresa que prestamos serviço.
Mais dentro da empresa tem uns planos de carreira muito legais.
Se acontecer de ter que trabalhar de CLT novamente, a gente nunca sabe lá na frente, concerteza eu preferia entrar em uma empresa que eu possa crescer.
Me esforçar é claro , me aprofundar nos assuntos, cursos internos e tudo mais .
Eu acho muito importante por que passamos a maior parte do nosso dia trabalhando, então é muito importante nos sentirmos bem na empresa !
Os que prestam serviços externos para as empresas , também é muito importante a satisfação, ter confiança, sentir que se importa mesmo que não vejamos os líderes todos os dias.
Eu gostei muito mesmo do artigo.
Obrigada!!