Pular para o conteúdo
CIDADES

Escolas municipais levam alunos para visitas à 62ª ExpoLondrina

11/04/2024

A fim de proporcionar uma experiência única para alunos da rede municipal de ensino, cerca de 20 escolas municipais levam as crianças para visitar a 62ª edição da ExpoLondrina – Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.

 

Ao todo, aproximadamente 3 mil alunos das unidades municipais devem passar pelo Parque de Exposições Governador Ney Braga entre os dias 5 e 14 de abril. Através dessa ação, eles terão a oportunidade de obter conhecimento e aproveitar as diversas opções de entretenimento de um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro.

 

Durante as visitas, os educandos, em conjunto com seus professores, conferem as atrações e novas tecnologias expostas nos estandes da Via Rural, também conhecida como Fazendinha, e nos demais espaços da Exposição.

 

Segundo a professora e responsável por projetos pedagógicos e eventos da SME, Carla Cordeiro, essas atividades são uma oportunidade única e se mostram de suma importância para os educandos. “Muitas das nossas crianças conseguem conhecer o Parque através dessa visita. É um momento de descontração e uma oportunidade de conhecer um mundo muito diferente”, ressaltou.

 

Cordeiro ainda contou que, durante o passeio, os alunos se entretêm com diversas atrações como, por exemplo, os animais, delícias culinárias e demais atividades. Além disso, a professora destaca a presença de escolas que atuam no período noturno com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e que também irão levar alunos para a Exposição.

 

Dentre as unidades escolares que estarão presentes nesta edição da Exposição, está a Escola Municipal Neman Sahyun, localizada na zona norte de Londrina. Ao todo, no período da manhã e tarde, a instituição irá levar cerca de 250 educandos nesta quinta-feira (11).

 

Segundo a diretora da escola, Regiane de Souza Gomes, as visitas, realizadas com fundo pedagógico, conseguem trabalhar muitas questões relacionadas ao conteúdo abordado em sala pelos professores da unidade. “Lá, os alunos têm contato com a biodiversidade, sustentabilidade e o meio ambiente, bem como a sua preservação. É um momento em que eles também têm a oportunidade de se conscientizar sobre a relação da indústria com o campo e a cidade, assim como a diferença entre esses dois espaços”, contou.

 

A diretora ainda apontou que, na ExpoLondrina, os educandos também têm contato com diversos animais, plantas e vegetais, e passam a conhecer mais sobre a vida no campo através da Vila Rural.

 

Já na sexta-feira (12), a Escola Municipal Vilma Rodrigues Romero irá conferir, com 230 educandos (130 no período matutino e 100 no vespertino), as novidades e fontes de aprendizado da ExpoLondrina.

 

De acordo com a diretora Cintia Alves Silva Martins, as visitas fazem parte de um trabalho pedagógico realizado junto aos educandos. “Nós traçamos, a partir do planejamento pedagógico, um conteúdo que as professoras queiram trabalhar na Exposição e, logo depois, as educadoras darão continuidade a isso em sala de aula. Por meio da visitação, os estudantes poderão entender melhor as diferenças da zona rural e urbana, conferir a procedência dos produtos alimentícios do seu dia a dia e entender, na prática, o processo de produção. Também terão contato com animais diferentes que não estão presentes no cotidiano urbano como, por exemplo, galinhas, cavalos, ovelhas e bois”, contou.

 

Martins frisou que os alunos serão conscientizados sobre diversos assuntos. Entre essas ações, está a sensibilização acerca dos cuidados com a eletricidade, proporcionada pelo estande da Copel na ExpoLondrina.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *