Desde o início de 2024, o Governo do Estado já liberou cerca de R$ 1,7 bilhão em obras e equipamentos para os municípios paranaenses, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid). Os repasses aconteceram entre janeiro e outubro em transferências diretas (fundo perdido) e financiamentos ofertados em parceria com a Fomento Paraná.
Os recursos beneficiaram 366 municípios com obras de pavimentação, construção de praças, quadras poliesportivas, pistas de skate, centros culturais, barracões industriais e aquisição de máquinas e equipamentos, entre outros investimentos.
“A Secid oferece um leque muito grande de obras para os municípios, como estruturas e equipamentos de mobilidade urbana, esporte, lazer e de cunho social”, explica a secretária estadual das Cidades, Camila Scucato, que enfatiza também a importância de que os investimentos estejam baseados em um planejamento municipal pensando no futuro dos municípios.
“Todas as ações que os prefeitos nos solicitam precisam ser norteadas pelo plano diretor do município, que é onde são definidas as prioridades de obras, o zoneamento urbano e para onde as cidades se expandirão”, comenta. “Por isso, as prefeituras precisam ter um planejamento vigente e aprovado pela Câmara de Vereadores para que possamos dar continuidade a estes investimentos em curto, médio e longo prazo”.
Do total investido nos dez primeiros meses do ano, mais da metade foi destinada para pavimentação de vias e projetos de urbanização, que somam R$ 963 milhões para 225 municípios de até 25 mil habitantes de todas as regiões do Estado. O grande destaque é para o programa Asfalto Novo, Vida Nova, que transfere recursos para a pavimentação de 100% das vias urbanas e substituição de toda a iluminação pública por luminárias de LED.
Leia outras notícias no HojePR.