Pular para o conteúdo
NEGÓCIOS

Estética ousada, imponente e integrada: Pinah entrega icônico projeto de arquitetura para Curitiba

04/09/2024

Mais um projeto arquitetônico referência na cidade de Curitiba conta com a participação do escritório Baggio Schiavon Arquitetura (BSA). Localizado em uma das áreas mais nobres da capital, na Alameda Presidente Taunay, ao lado da Praça da Espanha, o Pinah, empreendimento da Laguna, foi entregue na última semana de agosto. O empreendimento residencial de 10 pavimentos, com 32 casas suspensas, ocupa uma área aproximada de 15.500 m² no coração do Bigorrilho e se destaca pela sua estética ousada e imponente, integrada ao entorno com uma naturalidade surpreendente.

A fachada é formada por terraços que flutuam livremente, criando grandes balanços intercalados ao longo da torre. “No nível do chão, é como se a base do prédio ‘derretesse’ no terreno, fundindo-se em um. No pano de fundo, 13 araucárias perfeitamente integradas ao complexo são a inspiração para o nome Pinah”, destaca Ignácio Javier Pablos Ortega, coordenador do projeto na BSA.

“Nós concebemos o Pinah desde os primeiros estudos de viabilidade até as fases de concepção, aprovações legais e projetos executivos. Foi uma trajetória repleta de desafios, principalmente pelo período que marcou o início do desenvolvimento deste projeto, que culminou com a pandemia de COVID-19, fato que nos permitiu implementar novos conceitos, como a sensação de viver em uma casa em meio à natureza, mesmo estando em um endereço absolutamente central”, conta a arquiteta Márcia Azuma, que coordenou o projeto de forma remota pela plataforma ArchiCad.

O design do icônico edifício valoriza o contato com a natureza e os espaços abertos, preservando o bosque de árvores nativas existente como parte integrante da arquitetura do edifício. O projeto incorpora, ainda, diversas soluções sustentáveis que visam minimizar o impacto ambiental e promover a eficiência energética. Destacam-se os sistemas de captação e reutilização de água da chuva e os painéis solares para geração de energia renovável. O design também prioriza a ventilação e iluminação naturais, reduzindo o consumo de energia elétrica com maior conforto ambiental.

O projeto também contempla a preservação de áreas verdes, reforçando o compromisso com a natureza e com a qualidade de vida, sendo inclusive o primeiro empreendimento no Brasil a receber a certificação WELL do Green Building Council (GBC) Brasil, focada em bem-estar e saúde dos empreendimentos. Além disso, o Pinah recebeu a certificação GBC Condomínio Ouro para condomínios residenciais com alto desempenho e práticas sustentáveis.

De acordo com Márcia, o fato de o Pinah ter uma topografia que exibe o empreendimento em um nível mais alto com relação à rua, entregou ainda mais imponência ao projeto. “Com o desenvolvimento da fachada, a proposta com diferentes tamanhos de abas também possibilitou terraços com formatos distintos, característica especial que atribui um dinamismo maior ao projeto com diferentes configurações, fato que também motivou nosso time”, completa a arquiteta. “Ver a materialização do endereço com os materiais utilizados, a partir da plástica elaborada, além da integração com a cidade é algo incrível. A conexão entre os projetos de interiores, arquitetura e paisagismo, todos assinados por paranaenses, foram demonstrados a partir de um conceito muito forte e muito bem explorado”, avalia.

O empreendimento de alto luxo é, ainda, finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBea de Arquitetura, na categoria Edifícios e Conjuntos Residenciais. A premiação brasileira destaca os melhores projetos com foco em conforto, inovação e sustentabilidade no país. “O projeto arquitetônico do Pinah pode ser resumido como uma expressão sofisticada da fusão entre inovação técnica, cuidado com as pessoas e respeito ao entorno”, finaliza Flávio Schiavon, sócio-fundador da BSA.

(Na imagem: Mariana Cassilha, Flavio Schiavon, Ignácio Pablos e Alessandra Franco/divulgação)

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *