ANO IV

23/06/2026

HojePR

LITERATURA

Estudantes da rede municipal de Maringá produzem livro sobre patrimônios da cidade

20/05/2026
a cidade da gente, maringá

Maringá ganhará um livro sobre seus patrimônios históricos, culturais e ambientais produzido com autoria coletiva de estudantes da rede municipal. A obra “Maringá – A cidade da gente” está em fase de elaboração e reúne textos de alunos sobre diferentes pontos e tradições do município.

O livro aborda 10 patrimônios da cidade, entre eles o Parque do Ingá e a Capela Santa Cruz, além de temas como festas populares e o polo universitário da UEM. Os conteúdos são produzidos por estudantes de cinco escolas municipais, com orientação de professores e da equipe do projeto.

A iniciativa é da Editora Olhares, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com patrocínio da Coca-Cola FEMSA, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Serão distribuídos 2.650 exemplares gratuitamente para uso didático na rede pública de ensino.

Participam do projeto as escolas E.M. Ayrton Plaisant, E.M. Campos Salles, E.M. José Galetti, E.M. Odete Ribaroli e E.M. Silvino Dias. Cada unidade escolar é responsável pela produção de dois capítulos. O trabalho também conta com o apoio de um escritor e uma ilustradora, responsáveis pela organização do material produzido pelos alunos.

O projeto integra a coleção “A cidade da gente”, que já publicou livros sobre 47 municípios brasileiros. A proposta é registrar a história das cidades a partir do olhar dos estudantes e transformar esse conteúdo em material de apoio pedagógico.

Foto: Divulgação

Leia outras notícias no HojePR.
• Siga o HojePR no Instagram.