O Queen é uma das bandas mais influentes da história da música, tendo se tornado popular no mundo inteiro por seus grandes clássicos, como “Bohemian Rhapsody“, ” We are the Champions”, ” Killer Queen”, entre outros inúmeros sucessos da banda.
A banda esteve na ativa, com a sua formação original, até o início dos anos 1990, e terminou com a morte do vocalista da banda, o irreverente Freddie Mercury. O Queen, mesmo que fosse focado em Rock, pode ser dividido em duas fases: uma que apresenta um rock com contornos épicos e experimentais, que colocavam a banda na vanguarda, e outra que está muito mais próxima do pop, com maior uso de melodias de fácil assimilação, ainda que sem abrir mão da pomposidade nos arranjos.
E outra forma de denominar as etapas da banda é através das suas coletâneas, que foram lançadas em duas partes e foram chamadas de “Greatest Hits”. A primeira foi lançada há mais de quatro décadas, no dia 26 de outubro de 1981, e se tornou um enorme sucesso, dando ao Queen o título de banda com o álbum mais vendido da história. São mais de 25 milhões de cópias vendidos no planeta sendo que, somente em solo britânico, é o disco mais vendido da história, superando bandas como ABBA e até mesmo os Beatles.
Top 10 inglês:
- Greatest Hits (Queen) – 7 milhões de cópias vendidas
- Gold (ABBA) – 5,5 milhões
- Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band (The Beatles) – 5,3 milhões
- 21 (Adele) – 5,2 milhões
- (What’s The Story) Morning Glory? (Oasis) – 4,9 milhões
- Thriller (Michael Jackson) – 4,4 milhões
- The Dark Side Of The Moon (Pink Floyd) – 4,4 milhões
- Brothers In Arms (Dire Straits) – 4,3 milhões
- Bad (Michael Jackson) – 4,1 milhões
- Greatest Hits II (Queen) – 3,9 milhões
Esse impulso no número de vendas, pode ter como causa o filme “Bohemian Rhapsody”, que conta a trajetória da banda e que apresentou o Queen a uma nova geração.