HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

19/04/2024



política

Ex-embaixatriz chama Arthur do Val de “vagabundo” e “canalha”. Veja o vídeo

 Ex-embaixatriz chama Arthur do Val de “vagabundo” e “canalha”. Veja o vídeo

A curitibana Fabiana Tronenko, ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, chamou o deputado estadual Arthur do Val (Pode) de “ridículo”, “cretino”, “vagabundo” e “canalha”. Em vídeo publicado em seu perfil no Twitter, Fabiana cobrou respeito às mulheres, em especial as ucranianas. “Elas não são fáceis porque são pobres. Elas são decentes e honradas. Nunca vamos admitir que você fale mal, de maneira esdrúxula, das mulheres ucranianas”, disse ela. A ex-embaixatriz autorizou o HojePR a reproduzir o vídeo. (Veja no final do texto)

 

Ainda pelo Twitter, a ex-embaixatriz pediu que os deputados estaduais de São Paulo cassem o mandato do parlamentar, “por crime contra a honra das mulheres ucranianas neste momento de tanto sofrimento”.

 

Arthur do Val, também conhecido como “Mamãe Falei”, esteve na Ucrânia, junto com Renan Santos, um dos dirigentes do MBL (Movimento Brasil Livre). Em áudios enviados a grupos de amigos, o deputado faz declarações machistas e misóginas. O deputado, que também é membro do MBL e  era pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos, confirmou que os áudios em que fala que mulheres ucranianas são “fáceis, porque são pobres” são dele. “Foi errado o que eu falei, não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro, em um momento de empolgação”, disse ele.

 

“Fácil é a tua moral, que é baixa, seu sem-vergonha”, disse Fabiana no vídeo. “Você não tem noção do que o povo ucraniano está sofrendo, do que nós estamos sofrendo”, completou.

 

Em nota, a direção do Podemos, partido do deputado, manifestou repúdio às declarações de Arthur do Val. O pré-candidato do partido à Presidência da República, Sergio Moro, também criticou a postura do parlamentar. O PT entrou com uma representação contra Arthur do Val na Assembleia Legislativa de São Paulo por quebra de decoro parlamentar. Já o movimento social UneAfro Brasil representou ao Ministério Público pedindo investigação sobre o áudio de Arthur do Val, dizendo que ele “incentiva o turismo sexual”. Neste sábado, a namorada do deputado anunciou o rompimento do relacionamento com “Mamãe Falei” nas redes sociais.

 

A ex-embaixatriz Fabiana Tronenko está em Curitiba e acompanha com preocupação o conflito no território ucraniano. Seu marido, o ex-embaixador Rostyslav Tronenko, está na Ucrânia e se recupera da Covid-19. Assim que melhorar, deve se incorporar ao exército para defender seu país.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *