Pular para o conteúdo
AGRONEGÓCIO

ExpoLondrina começa reunindo inovação, serviços públicos e novas oportunidades de negócios

05/04/2025
expolondrina

Começou nessa sexta-feira (4) a 63ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, no Parque Governador Ney Braga. Com a expectativa de receber um público recorde esse ano, a feira prossegue até o dia 13 de abril e deve movimentar toda região, com atrações culturais e de lazer, opções gastronômicas variadas, eventos técnicos e oportunidades de negócios. A cerimônia de abertura teve participação do governador Ratinho Júnior e do prefeito Tiago Amaral, e do presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Marcelo Janene El-Kadre, que é a entidade organizadora do evento.

Durante a cerimônia, Ratinho Junior reforçou a importância do agronegócio paranaense para a economia brasileira, destacando a parceria que o Governo do Estado tem com o setor para manter o agro em alta. “A ExpoLondrina é uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, o que mostra a força do agronegócio local e o protagonismo paranaense neste setor. Nosso agro está cada vez mais industrializado, agregando valor aos nossos produtos, gerando emprego e levando desenvolvimento aos paranaenses. Tudo isso acontece graças à confiança que o produtor rural tem no Paraná”, afirmou o governador.

O Paraná é o líder brasileiro na produção de proteína animal, um dos maiores produtores de grãos do mundo. O Estado também tem o maior número de cooperativas do País. As estimativas do IBGE e do Deral apontam que o Paraná deve ter o maior crescimento da produção agrícola entre os estados do Sul e do Sudeste, com 20% de crescimento em 2025, chegando a 45 milhões de toneladas. O índice é o dobro da média nacional, que está estimada em 10,2%. O Paraná ainda exporta bebidas e alimentos para 176 países.

Por conta deste desempenho de destaque, o Estado tem atuado cada vez mais em parceria com os produtores locais. Exemplo disso, o Paraná foi o primeiro estado brasileiro a desenvolver um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), iniciativa inédita que foi lançada na última quinta-feira (3) na B3, em São Paulo.

“Criamos um instrumento inovador que deve alavancar aproximadamente R$ 2 bilhões para financiar a expansão das atividades de produtores agrícolas, ajudando o produtor a investir mais, a aumentar a produtividade ou a ganhar mercado”, afirmou o governador. “E a ExpoLondrina é uma grande oportunidade para reforçar essa vocação e os investimentos”.

Segundo o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, uma das grandes vocações da feira é unir as potencialidades da cidade e do campo. “Este é o maior de todos os eventos do agronegócio da região, que consegue integrar o povo urbano e o povo rural. Esta é uma feira que orgulha muito o povo de Londrina pelo seu tamanho e pela sua representatividade. Por isso, a expectativa é que, mais uma vez, centenas de negócios sejam fechados aqui”, disse.

Dentre as atrações inéditas da feira, a Prefeitura de Londrina participa com um estande oficial, instalado próximo à entrada principal do parque. No local, o prefeito e integrantes do secretariado municipal vão atender o público e despachar diariamente. O estande também vai propiciar o diálogo com empresários, investidores e empreendedores, atraindo novos negócios e parcerias para a cidade.

Esse ano, a ExpoLondrina traz o tema “Você vive o agro do início ao fim do dia”. Para o presidente da SRP, Marcelo Janene El-Kadre, o público poderá conferir no evento que o agronegócio brasileiro é muito mais do que um setor econômico. “É cultura, é inovação, é força produtiva, é compromisso com o futuro. O setor agropecuário está em tudo: na energia que move as cidades, no alimento que sustenta as famílias, no vestuário, na construção civil, no combustível, na tecnologia. E a Sociedade Rural do Paraná tem o orgulho de ser a voz de quem faz tudo isso acontecer. A gente quer, com esse tema, mostrar para o público a responsabilidade que temos que ter com o agro, porque realmente a gente vive o agro do dia até a noite”, ressaltou.

E com o potencial de público e alcance da ExpoLondrina 2025, o prefeito Tiago Amaral enfatizou a importância da feira, que valoriza o trabalho do produtor rural e se tornou o maior evento do agro no país. “A ExpoLondrina é uma das primeiras feiras do Brasil e, a cada ano, vem demonstrando um nível de organização, cuidado e detalhes que realmente impactam todo mundo que vem para cá. E esse ano, de forma muito especial, eu, o presidente Marcelo Janene El-Kadre e o governador Ratinho Júnior desempenhamos muito em alguns convites estratégicos para as pessoas estarem aqui, tanto para políticos, mas principalmente grandes empresários”, afirmou.

Diversas autoridades locais e estaduais também compareceram na abertura da 63ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, que teve como convidado especial o ex-presidente Jair Bolsonaro. Além de integrantes do secretariado municipal e vereadores, estavam presentes o vice-prefeito de Londrina, Junior Santos Rosa; o vice-governador, Darci Piana; o prefeito de Cambé, Conrado Scheller; deputados federais e estaduais, bem como representantes da sociedade civil organizada.

Exposição

A ExpoLondrina 2025, uma das principais feiras agropecuárias do País, ocorre entre 4 e 13 de abril no Parque Ney Braga, celebrando 63 anos de história com expectativa de superar os expressivos números da edição anterior, que registrou mais de 470 mil visitantes e movimentou aproximadamente R$ 1,26 bilhão em negócios, gerando cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.

“Nenhuma feira do Brasil consegue ter o número de encontros técnicos que nós vamos ter aqui em Londrina. Vamos ter câmaras técnicas discutindo as cadeias do queijo, do café, do algodão, novas tecnologias, além de uma série de inovações e transações comerciais. O Governo do Estado tem dado um apoio significativo nesta área, porque entende o potencial que o agronegócio tem no Paraná”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes.

O evento deste ano adota como tema “Você vive o agro do início ao fim do dia”, reforçando a presença essencial do agronegócio no cotidiano das pessoas e sua relevância estratégica para a economia paranaense.

“O agro está no nosso dia a dia. Na roupa que usamos, na comida das nossas refeições, no combustível do nosso carro. É o motor da economia. É isso que a gente quer mostrar para a população. O mais importante é que fazemos isso com sustentabilidade e responsabilidade”, afirmou o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre.

Os visitantes terão acesso a novas estruturas como o Palco Sunset, Biblioteca Móvel Ambiental, pontos de hidratação gratuitos, Pavilhão Smart Agro com foco em transformação digital e biotecnologia, e o novo aquário permanente do Parque Ney Braga, além de uma programação com vários grandes shows.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *