HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

12/07/2024

PROGRAME-SE

Exposição ‘Os significadores do Insignificante’ é finalista pelo prêmio ABCA

A exposição Os Significadores do Insignificante foi indicada pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) na categoria “Destaques Regionais” como melhor exposição de 2022, na região Sul do país. A mostra reuniu no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) cerca de 260 obras, muitas inéditas, vindas de acervos institucionais e particulares, apresentadas entre dezembro de 2022 e maio de 2023. O projeto tem autoria de Estela Sandrini, com curadoria de Dinah Ribas e Maria José Justino e apresentou a relevância artística e a trajetória de Efigênia Rolim e Hélio Leites – artistas de importância fundamental nas artes visuais, que extrapolaram o Paraná, e se tornaram conhecidos internacionalmente.

 

Efigênia Rolim e Hélio Leites trazem por meio de miniaturas e do resíduo encontrado na rua, arte, poesia, alegria e histórias. A ideia é gerar ainda a reflexão sobre a produção excessiva de resíduos, considerada uma das maiores preocupações mundiais. A mostra foi pensada para aproximar o público do trabalho de dois grandes artistas contemporâneos, que construíram suas trajetórias no estado.

 

Devido à alta adesão do público, a exposição foi prorrogada duas vezes, para que todos pudessem ter a oportunidade de conhecer o universo dos artistas, com visitas de aproximadamente 5,4 mil pessoas durante o período expositivo.

 

A mostra ofereceu diversas atividades, como visitas guiadas com mediadores, encontros com os artistas, acompanhados por intérprete de libras, oficina educativa para o público espontâneo, mediação para professores da rede municipal, estadual e particular, com material para estudo e conteúdos lúdicos e educativos. Além disso, algumas obras possuem audiodescrição para pessoas surdas e com baixa visão, com atividades que foram coordenadas pela Ação Educativa da equipe da mostra e pelo MAC.

Um tour virtual 360º foi disponibilizado no site, assim como um documentário sobre Efigênia Rolim, “A noiva do céu estrelado”, de Lisa Storti.

 

O catálogo da exposição foi lançado durante o período expositivo com todas as informações e textos adicionais sobre Efigênia Rolim e Hélio Leites. A publicação tem projeto gráfico da Lumen Design, textos das curadoras Dinah Ribas e Maria José Justino, da proponente do projeto Estela Sandrini e da diretora do MAC-PR Carolina Loch; fotografias de Wagner Roger; tradução para o inglês de Thais Schafemberg, além de um denso e exclusivo conteúdo com cerca de 300 páginas mostrando a vida e o rico acervo de ambos os artistas.

 

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, visitou a exposição no dia 04 de maio, em visita oficial a Curitiba, e gravou um vídeo durante a visita sobre a exposição.

 

Os Significadores do Insignificante concorre com mais uma exposição nesta categoria: Coleção Collaço Paulo – Reconhecimento de Coleção/Acervo/ Conservação/Documentação histórica. O resultado deve sair nos próximos dias.

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Wagner Roger)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *