HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

23/07/2024

PROGRAME-SE

Exposição sobre o Antigo Egito, ‘Tutankamon, uma experiência imersiva’ chega a Curitiba

A exposição sobre o Antigo Egito “Tutankamon, uma experiência imersiva” chega a Curitiba nesta sexta-feira (5). A exposição faz temporada pela primeira vez no sul do país, e se instala no Shopping Estação. Os ingressos estão à venda pelo site, e custam de R$ 40 (meia-entrada, de segunda à sexta até às 18h) até R$ 110 (inteira, sábados, domingos e feriados).

Na exposição, que foi uma das mais visitadas da Europa no último ano, os visitantes podem explorar o Antigo Egito por meio de um metaverso interativo e imersivo. Com aproximadamente 2 mil m², o trajeto tem sete salas, incluindo uma de projeção mapeada em 4K, que proporciona uma jornada única aos segredos ocultos de mais de 3,5 mil anos.

Em parceria com o Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon, de Curitiba, e com o Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso, de Ponta Grossa, o evento conta com peças de ambos acervos, relacionadas àquelas encontradas na tumba do faraó Tutankhamon, como estátuas das deusas Sekhemet e Serket e representações do próprio rei, além de artefatos relacionados ao processo de mumificação e à religiosidade, como amuletos e máscaras funerárias dos faraós Tutankhamon e Psusenes.

A curadoria da exposição ficou a cargo do historiador e jornalista Nacho Ares, que tem formação acadêmica em História Antiga pela Universidade de Valladolid e certificação em Egiptologia pela University of Manchester. Ares é autor de 21 livros, sendo 15 deles dedicados à rica cultura egípcia. Com uma vida dividida entre Madrid e Cairo, sua expertise e paixão pelo tema enriqueceram cada aspecto da exposição, oferecendo uma perspectiva única e profundamente embasada na história do Antigo Egito.

Dentro do  cenário imersivo da exposição, um dos pontos de destaque é a sala envolta por projeções mapeadas, meticulosamente criadas para contar uma narrativa fascinante. Esta inovadora técnica transporta os visitantes para uma jornada  onde cada indivíduo se encontra imerso na trama de forma pessoal, permitindo uma conexão íntima com a história. Os visitantes serão conduzidos por sete salas distintas, cada uma oferece uma visão única do legado de Tutankamon e da civilização egípcia. A exposição também permite que as pessoas se aproximem dos artefatos e tesouros do faraó.

Serviço

Exposição “Tutankamon, uma experiência imersiva”

Abertura: 5 de julho

Local: Shopping Estação – Piso 2 (Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças)

Horários: terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 21h

Ingressos: site

Instagram: @tutankamon.exp

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Apple Produções)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *