HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

08/12/2023



Capital

Feiras de Natal de Curitiba começam na semana que vem

 Feiras de Natal de Curitiba começam na semana que vem

Os artesãos da cidade estão concentrando esforços na preparação de produtos para a esperada Feira Especial de Natal. A feirinha que se tornou uma tradição na cidade ocorrerá simultaneamente nas praças Osório e Santos Andrade, de quarta-feira (22) a 23 de dezembro.

 

Os artesãos, que veem na feira uma oportunidade de compartilhar criações e sustentar as tradições, estão dedicando horas de trabalho na produção de itens exclusivos para esta temporada.

 

“A Feira Especial de Natal em Curitiba não é apenas uma oportunidade de compras, mas também uma celebração da criatividade, tradição e comunidade”, comenta Tangrian dos Santos, coordenadora das feiras no Instituto Municipal de Turismo.

 

Tradição e novidades

A artesã Sandra Olivet, 60, já se aproxima de uma década de participação em todas as quatro feiras especiais do ano (Primavera, Natal, Páscoa e Inverno) da Praça Osório. Este ano, a preparação para o Natal começou ainda em maio e ela mostrará na feira bonecos temáticos da época, como Papai Noel, biscoitos de gengibre e bonecos de neve.

 

“A Feira da Osório é muito boa para mim, vale muito a pena todo o esforço, porque além de ser prazerosa, é muito recompensante financeiramente, é como se fosse nosso 13° salário”, relata a artesã.

 

Aline Good, 50, expõe pela primeira vez na Feira de Natal. Ela é veterana da Feira do Largo da Ordem e tem altas expectativas para a Osório. “Eu sou frequentadora da feirinha da Osório como cliente e agora vou levar meus produtos com altas expectativas, fiz peças especiais para a Osório”. Aline faz peças com madeira pinus, como brinquedos pequenos, quadros e presépios, além disso, ela leva arco-íris de macramê e guirlandas.

 

Outra estreante é a belenense Sandra Ferreira, 55, artesã que mora em Curitiba há nove anos e já navegou por vários tipos de artesanato. “Há anos eu encontrei uma amiga artesã na feira e fiquei imaginando como seria expor meus produtos e agora vou participar na mesma barraca que ela, então vai ser especial”, relembra.

 

A produção de Sandra é feita em conjunto com um grupo de terceira idade da igreja. Ela e algumas colegas começaram a ajudar o grupo, que tem viés terapêutico, e o resultado foi tão satisfatório que foi escolhido no edital da feira deste ano. “Já estávamos produzindo na igreja, mas quando saiu o edital aceleramos a produção e focamos mais, eu e algumas colegas estamos trabalhando pesado. Estou muito animada”, comenta Sandra. Ela leva bonecos temáticos em feltro, guirlandas, jogos americanos de Natal, porta-guardanapos e porta-vinho.

 

Programe-se

Na Praça Osório, a feira funcionará de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos das 14h às 20h. Serão 61 barracas, sendo 40 delas pertencentes ao Instituto Municipal de Turismo e as outras 21 à Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional. Os visitantes podem esperar uma variedade de produtos artesanais, desde decorações natalinas até itens de vestuário e acessórios.

 

Já na Praça Santos Andrade, a Feira de Natal vai funcionar de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos das 12h às 18h30. Neste local histórico, serão montadas sete barracas, oferecendo aos visitantes uma experiência mais íntima e exclusiva.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *