HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

16/07/2024

PROGRAME-SE

Festival Olhar de Cinema está com inscrições abertas para longas e curtas

As inscrições para a 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que ocorre de 12 a 20 de junho, seguem abertas até esta sexta-feira (1).

 

Os interessados em participar do festival voltado à sétima arte devem submeter seus filmes para o processo de seleção pelo site oficial. São aceitos filmes de todas as tipologias, gêneros e nacionalidades.

 

“O Olhar de Cinema segue firme rumo a sua 13ª edição. Em nossa trajetória, foram mais de 1.000 produções independentes exibidas, sendo em sua maioria, filmes inéditos no Brasil, resultando em um público de mais de 200 mil pessoas que puderam conhecer um pouco mais do cinema independente de todo o mundo”, comenta Antônio Gonçalves Jr, diretor do Olhar de Cinema.

 

O evento é composto por diferentes mostras, sendo a Mostra Competitiva, dividida entre produções brasileiras e internacionais; a Mostra Exibições Especiais, que destaca o cinema mundial e também filmes brasileiros não inéditos; a Mostra Novos Olhares, dedicada a filmes com diferentes propostas estéticas; e a Mirada Paranaense, voltada a cineastas paranaenses e filmes feitos no Paraná.

 

Outras mostras são: Olhar Retrospectivo, que destaca um grande nome do cinema mundial e algumas de suas produções; a Olhares Clássicos, com um panorama de obras que marcam a história do cinema; a Mostra Pequenos Olhares, com longas e curtas-metragens direcionadas ao público infantil; e a Foco, jogando luz em cinematografias, regiões ou cineastas; além dos filmes de Abertura e Encerramento.

 

Em 2023

 

No último ano, o Olhar de Cinema recebeu mais de 2,5 mil inscrições, vindas não só do Brasil, mas também de países como França, República Tcheca, EUA, Japão e Senegal, em que 87 filmes foram selecionados pela equipe de programação do festival.

 

Em 2023, houve a exibição do longa-metragem, “Casa Izabel”, na Ópera de Arame, que se tornou, pela primeira vez em sua história, uma grande sala de cinema com 1, 5 mil espectadores. Entre alguns dos premiados, destaque para “Neirud”, documentário dirigido por Fernanda Faya, que, com traços performáticos, busca a personagem título, tia da diretora que trabalhava no circo, presença marcante nas festas da família, mas de quem pouco se sabia; e “Ramal”, de Higor Gomes, um retrato da juventude da periferia da cidade de Sabará, Minas Gerais, onde jovens e suas motos passam o tempo; nas categorias Competitiva Brasileira Longa-Metragem e Curta-Metragem, respectivamente.

 

Serviço

13º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Data: 12 a 20 de junho

Inscrições: até 1º de março pelo site oficial

Instagram e Facebook: @olhardecinema

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *