Depois de quase uma década fora do circuito oficial do tênis internacional, este mês Curitiba volta ao calendário da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) com o Festval Challenger.
O evento será o principal torneio de tênis já realizado no estado do Paraná, com a maior pontuação e premiação.
Na segunda-feira (02), os empresários Paulo Beal e Paulo Henrique Beal, da Rede de Supermercados Festval, estiveram na Prefeitura de Curitiba para entregar o convite do evento ao prefeito de Curitiba em exercício, Eduardo Pimentel.
O Festval Challenger acontece entre os dias 23 e 29 de outubro no Graciosa Country Club. Eduardo Pimentel colocou a estrutura da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) para dar suporte institucional aos organizadores do evento.
Ele destacou ainda a importância de se resgatar esse tipo de competição esportiva na capital paranaense, uma vez que pode despertar o interesse de novos atletas para o tênis.
“O objetivo é que o Festval Challenger venha fazer parte do calendário esportivo da cidade”, frisou o prefeito.
Um dos mais importantes torneios internacionais realizados em Curitiba aconteceu em maio de 1997. Gustavo Kuerten foi o principal vencedor da disputa – fato que, inclusive, encorajou o atleta para o seu primeiro título em Roland-Garros (França), naquele mesmo ano.
Em contrapartida, já há alguns anos a Rede de Supermercados Festval vem apoiando o esporte, patrocinando eventos como o Festval Open, torneio realizado em parceria com a Federação Paranaense de Tênis (FPT), que já está em sua 12.ª edição em Cascavel e na 2.ª edição em Curitiba.
O Festval Challenger trará tenistas internacionais para disputar o torneio na capital paranaense. Paulo Henrique Beal afirmou que serão US$ 80.000,00 em premiações e valerá para o campeão 75 pontos no ranking mundial da ATP.
O número e os nomes dos tenistas inscritos serão divulgados nos próximos dias.
Outra preocupação dos empresários é o caráter social do evento. Segundo Paulo Beal, o público interessado em acompanhar o torneio poderá garantir os ingressos mediante à doação de um quilo de alimento não-perecível.
Tudo o que for arrecadado será encaminhado à Fundação de Ação Social (FAS), que fará a destinação adequada dos mantimentos às instituições e famílias cadastradas nos programas sociais da Prefeitura de Curitiba.
“A intenção é permitir que todas as pessoas que gostam e acompanham o tênis possam participar desse evento. É uma forma de aproximar o esporte da população em geral e ainda contribuir com as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, pontua.
A foto no título registra o momento em que o prefeito de Curitiba em exercício Eduardo Pimentel (ao centro) recebeu o convite para o Festval Challenger dos empresários Paulo Beal (à esquerda) e Paulo Henrique Beal (à direita).
Caio Gottlieb é jornalista, publicitário e editor do blog caiogottlieb.jor.br