O prefeito Rafael Greca já definiu o local e a data de sua filiação ao PSD. Será dia no 25 de junho, dia do Imigrante, e a festa no Clube Thalia, em Curitiba, caso não ocorra nenhum imprevisto. Para o evento, virá o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, acompanhado do governador Ratinho Junior (PSD), deputados estaduais e federais, além do vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD), e vereadores, sem falar dos secretários e comissionados da Prefeitura.
Há a intenção de demonstrar força, tanto para Kassab como para Ratinho Junior. Greca quer mostrar a sua envergadura política dentro dos cenários municipal e estadual. Dentro da prefeitura, o prefeito vem sendo incentivado a concorrer para governador em 2026. Antes quer mostrar que pode ajudar Ratinho Junior a se eleger.
Se atingir este objetivo, Greca pretende se tornar, em 2024, secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu). Ainda há muito chão para isto acontecer. No entanto, a filiação de Greca promete mobilizar um grande número de pessoas e mostrar que ele é um ator forte dentro do palco político do Paraná.