Iniciamos junho, mês das festas juninas, com a pesquisa do Instituto Gerp acendendo a fogueira da disputa eleitoral.
Nesta segunda-feira (6), o Instituto Gerp divulgou a primeira pesquisa do mês de junho sobre as eleições Presidenciais, apresentando Bolsonaro em primeiro com 31%, Lula em segundo com 28%, Ciro Gomes em terceiro com 1% e os demais pré-candidatos não foram citados na pergunta espontânea.
O entrevistador faz a pergunta sem ler os nomes dos pré-candidatos: “Em outubro deste ano, vai haver eleição para Presidente da República do Brasil. V. já tem candidato para Presidente, qual?”.
Esta é a primeira vez que uma pesquisa divulgada traz o Presidente Bolsonaro na frente de Lula.
Na pergunta estimulada, em que o entrevistador lê o nome dos pré-candidatos que estão disputando, o resultado também surpreende com um empate técnico entre Lula em primeiro, com 39%, e Bolsonaro em segundo com, 37%.
Em terceiro vem Ciro Gomes, com 7%, seguido de André Janones, 3%, Simone Tebet, 2%, Michel Temer, 2%, Leonardo Péricles, 1%, Nenhum Destes, 4%, Não Sabe, 5%. Pablo Marçal (Pros), José Maria Eymael (DC), Luciano Bivar (União), Vera Lucia (PSTU), Felipe D’Avila (Novo) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.
Se analisarmos apenas os números desta pesquisa, poderíamos imaginar que está ocorrendo uma grande mudança na tendência do voto do eleitorado, porém quando analisamos as pesquisas anteriores deste Instituto vemos que desde março apresentam números semelhantes.
É o terceiro levantamento deste instituto, que publicou o primeiro em março, o segundo em abril e agora realizou entre os dias 30 de maio a 3 de junho.
Na pergunta estimulada, em que o entrevistador lê o nome dos candidatos, os números oscilaram pouco entre as três pesquisas.
“Em outubro deste ano, vai haver eleição para Presidente da República do Brasil. Se as eleições fossem hoje e os candidatos fossem estes, em qual deles V. votaria?”.
– Março Abril Junho
– % % %
Lula 38 37 39
Bolsonaro 31 35 37
Ciro Gomes 5 5 7
André Janones 1 2 3
Michel Temer 2
Simone Tebet 2
Leonardo Péricles 1
Nenhum Destes 4
Não Sabe 5
Pablo Marçal (Pros), José Maria Eymael (DC), Luciano Bivar (União), Vera Lucia (PSTU), Felipe D’Avila (Novo) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.
Em maio, os resultados divulgados de todos os institutos de pesquisa apresentavam Lula em primeiro e Bolsonaro em segundo, com uma vantagem sempre superior a margem de erro das amostras utilizadas. A diferença entre Lula e Bolsonaro variou entre 8 pontos percentuais (Instituto Poder Data) a 21 pontos percentuais (DataFolha) dependendo da época em que foram realizadas e o instituto que as realizou.
Isso nos leva a concluir que devemos comparar apenas as pesquisas da mesma empresa, observando individualmente a evolução dos números de cada uma. No final, quando o TSE divulgar o resultado da eleição, avaliar qual dos institutos teve o melhor desempenho ao longo de todo processo eleitoral.
O Instituto Gerp realizou 2.095 entrevistas por telefone entre os dias 30 de maio e 03 de junho em 144 municípios das cinco regiões do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-00123/2022.