Dramas familiares e temas delicados não são novidade para a literatura. Mas fazer essa mistura adicionada a uma dose de bom-humor e ainda discutindo assuntos importantes, nem sempre é uma tarefa fácil. Em “Gay de Família”, obra do escritor Felipe Fagundes que chega às livrarias pela editora Paralela, temas como problemas familiares e homofobia cruzam o caminho do protagonista, um “tio de primeira viagem” que precisa cuidar dos sobrinhos para levantar uma grana.
Na trama, Diego espera tudo de ruim dos próprios parentes. Por serem versados em todos os crimes do manual da família tóxica, Diego decidiu ser gay bem longe deles. E tudo vai muitíssimo bem, até que, às vésperas de uma viagem, seu irmão aparece implorando por um favor: que Diego seja babá dos três sobrinhos por um final de semana, crianças com as quais ele nunca conviveu. De olho na grana que o irmão promete pagar e acreditando piamente no seu potencial como tio, ele aceita a proposta sem imaginar que os pequenos são, no mínimo, peculiares.
O livro critica a noção de que a convivência entre gays e crianças se restringe a casos de abuso, por exemplo. Pessoas LGBT+ e os pequenos podem, a exemplo do livro, desenvolver relações de afeto, respeito e confiança entre si, como no caso de casais homoafetivos que atualmente adotam crianças e são exemplos de pais e mães amorosos.
“Gay de Família” também ensina noções sobre família, pertencimento e respeito. É o tipo de leitura que mostra o valor da escrita para o público adulto e apresenta representatividade gay além das ficções adolescentes. A história, inclusive, já teve seus direitos negociados para virar filme.
Serviço
Livro: Gay de Família, de Felipe Fagundes
Editora: Paralela
Páginas: 272
Preço: R$ 49,90
Adquira o livro em: Amazon
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Divulgação)