O PDT fechou. Vai formar um chapa puro sangue para garantir o palanque para Ciro Gomes. O ex-deputado Ricardo Gomyde vai ser o candidato ao governo, tendo a jornalista Desiree Salgado como senadora. A formação da chapa tem as bençãos de Ciro e do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi.
Com a confirmação da candidatura de Ciro Gomes à presidência, nesta quarta-feira (20), o PDT quer fechar também os palanques regionais, evitando assim a ingerência do PT sobre a legenda. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, vem conversando com diversos líderes locais, inclusive do PDT.
Agora a executiva nacional do PDT vai avaliar também as alianças regionais. E buscar os nomes para vice-presidente e de candidatos ao Senado, o que fechará até o dia 5 de agosto, prazo de homologar as chapas.
No Paraná, o PDT chegou a ser cogitado a compor com o PT de Roberto Requião. Havia muitos rumores de que Gustavo Fruet (PDT) poderia ser o candidato ao Senado. Mas o próprio deputado federal era resistente a esta aliança, preferindo a sua reeleição, que é considerada como certa.
Com a chapa ao governo estadual, o PDT acredita que pode ajudar a impulsionar os candidatos ao Legislativo.