HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

28/03/2024

MÚSICA

Sem Categoria

Gorillaz lança novo álbum ‘Cracker Island’ cheio de colaborações especiais; ouça

 Gorillaz lança novo álbum ‘Cracker Island’ cheio de colaborações especiais; ouça

Por Isabella Honório 

 

Na última sexta-feira, 24, a banda virtual britânica Gorillaz lançou Cracker Island, seu oitavo álbum de estúdio. A estreia acabou com a espera dos fãs, que existia desde o lançamento da faixa-título em junho de 2022. O ritmo segue a linha do pop alternativo e música eletrônica, se afastando de vez do rock, que marcava as composições do início do grupo, no final da década de 1990 e começo de 2000. Apesar de não ser novidade para quem conhece o Gorillaz, o número de colaborações com outros artistas impressiona – entre eles, Thundercat, Stevie Nicks, Tame Impala e Bad Bunny. A arte de capa é do designer de quadrinhos Jamie Hewlett e a produção de Greg Kurstin.

 

A voz rasgada de Damon Albarn e um beat chiclete abrem o álbum no single Cracker Island. Como não poderia faltar nos trabalhos da banda protagonizada por quatro personagens animados – 2D, Murdoc, Russell e Noodle – a história por trás do disco aparece logo no começo. Entre as 10 faixas, parte das letras contam a história de dois cultos decadentes formados na ilha Cracker, que estão em disputa e tentam chamar a atenção de novos adoradores.

 

A segunda track, Oli, tem a participação de Stevie Nicks, lendária vocalista do Fleetwood Mac. A cantora, que entra suavemente no refrão e usa seu alcance vocal mais grave no verso, dá um ar de nostalgia para quem reconhece uma das vozes mais icônicas da década de 1960. Já em The Tired Influencer, Albarn lança um olhar pessimista sobre o fenômeno digital da modernidade, onde nada parece real, acompanhado pela voz da assistente virtual da Apple, Siri.

 

O álbum segue com Silent Running, com a participação de Adeleye Omotayo, do The Humanz Choir. New Gold tem a banda indie Tame Impala e um videoclipe que é uma verdadeira experiência visual que beira a psicodelia. A faixa Baby Queen é uma memória dos tempos de Blur. Nela, Damon se recorda de um show de sua banda de brit-pop em 1997 na Tailândia, onde a princesa do país se levantou do trono e mergulhou na plateia durante a música Song 2. Leia mais sobre Baby Queen aqui.

 

Assista ao clipe de New Gold:

 

 

Tarantula é um daqueles casos onde a batida animada quase te faz esquecer da letra melancólica. Foi uma escolha acertada colocar Tormenta logo em seguida. A track tem a participação do rapper porto-riquenho Bad Bunny e sua voz com uma levada suave, cantando em espanhol um tema que quase pode ser chamado de romântico. Skinny Ape é um dos pontos altos do disco, com uma pegada mais frenética. Ao contrário, Possession Island fecha o álbum lentamente, com um piano e a colaboração do cantor estadunidense Beck.

 

Cracker Island também conta com uma versão deluxe, que vai do alternativo inglês até o funk paulista, com a parceria com MC Bin Laden na faixa Controllah, cantada em português, divertida e com referências à trabalhos passados do funkeiro. Lançada último domingo, 26, a versão conta com um remix de New Gold, Silent Running em piano e duas novas faixas – Captain Chicken e Crocadillaz.

 

Apesar de soar clichê, não há como dizer outra coisa – Cracker Island mostra a maturidade do Gorillaz, afinal, já são 25 anos de banda. Albarn está introspectivo, menos irônico e mais sincero. É como se as letras estivessem tentando interpretar o presente mas não conseguem evitar olhar para o passado também. Com um groove forte que acompanha quase todas as tracks, o lançamento é um álbum no estilo vinil, com começo meio e fim. Para quem estava buscando algo novo para sentar, curtir e se dissociar da realidade por pouco mais de meia hora, a procura chegou ao fim.

 

Ouça Cracker Island na íntegra:

 

 

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Divulgação) 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *