HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

07/02/2023



Sem Categoria

Governo vai propor lei de transparência sindical. Oposição promete luta

 Governo vai propor lei de transparência sindical. Oposição promete luta

O Governo do Paraná vai encaminhar para a Assembleia Legislativa nos próximos dias um projeto de lei que pretende tornar mais transparente a relação entre o Estado e sindicatos e associações que representam servidores públicos. O texto está na esteira do projeto de modernização da máquina pública, em vigor desde 2019, e também leva em conta o acesso à informação, direito fundamental dos cidadãos.

 

Em suma, a lei vai limitar a capacidade de arrecadação dos sindicatos de servidores estaduais. Para o presidente estadual do PT e líder da Oposição, Arilson Chiorato, a lei traz “falsa transparência” embutindo um controle e restrição aos sindicatos. “Isto faz parte de uma estratégia de desmonte do funcionalismo. Mostra como o atual governo trata o funcionalismo, entrando em confronto com policiais, maltratando professores e os profissionais da Saúde”, afirma Chiorato.

 

Na visão dele, o governo não sabe valorizar o funcionalismo, que recebeu um reajuste pequeno, diante das perdas inflacionárias. “Sobre o projeto, é inconstitucional. Pois só o governo federal pode versar sobre as relações sindicais. Vamos para a Justiça”, avisa o líder da oposição.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *