Pular para o conteúdo

HojePR

INVESTIMENTO DE R$ 9,5 MILHÕES

Greca e Pimentel entregam obra da nova escola integral de Curitiba

04/07/2024
greca-pimentel-curitiba-hojepr

A rede municipal de ensino da Prefeitura de Curitiba ganhou sua 187ª escola nesta quarta-feira (3).

É a Escola Municipal Metry Bacila, no Jardim Aliança (Regional Boa Vista), com capacidade para 300 estudantes do pré ao 5º ano do Ensino Fundamental, no período integral.

A obra foi inaugurada pelo prefeito Rafael Greca e pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, com a presença de moradores da região.

“Pela manhã, moradias no Caximba. Nesta tarde, escola nova no Boa Vista. Do sul ao norte cuidamos de Curitiba”, disse o prefeito. “Aproveitem esta linda escola nova e sejam muito estudiosos e sabidos”, completou Greca, ao conversar com os estudantes.

Eduardo Pimentel

O vice-prefeito destacou a importância do ensino integral para as crianças. “Sou um defensor do contraturno, atividades esportivas e culturais enriquecem o aprendizado dos nossos estudantes”, frisou Eduardo Pimentel.

A obra foi iniciada no ano passado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, projetada a partir do modelo arquitetônico do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A nova unidade atende principalmente os moradores dos residenciais Aroeira e Imbuia, que aguardavam uma escola mais próxima.

O investimento da Prefeitura de Curitiba foi de R$ 9,5 milhões. Localizada na esquina das ruas Thereza Lopes Skroski e Paulo Kulik, a nova unidade tem 1.919,22 m² de área construída distribuídos entre dez salas de aula, sala de informática, biblioteca, salas para os professores e equipe pedagógica, sala da direção, secretaria, copa, almoxarifado e depósito. A escola também tem dois pátios e uma quadra esportiva coberta.

A secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, filha do homenageado, Metry Bacila, explicou que a entrega da nova escola integra as ações de expansão do integral da rede municipal de ensino. “Em 2017 eram 86 unidades com integral, este ano todas têm essa oferta”, pontuou a secretária.

Na rede curitibana, o integral permite que o estudante permaneça com até 9 horas de atividades na escola e garante acesso a atividades pedagógicas como Práticas de Movimento, Ciência e Tecnologia, Matemática, Educação Ambiental, Língua Portuguesa, entre outras. Também recebem alimentação escolar adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade educacional. Além disso, são ofertadas atividades do Projeto Mãos na Massa, Curitibinhas Poliglotas, Leia+, entre outros.

A comunidade está animada. Eliane da Silva Gertrudes mora há seis anos no bairro Santa Cândida e quer transferir a filha para a nova escola Metry Bacila.

“Ela está na Escola Augusto César Sandino, no 5º ano, mas esta nova unidade é ao lado de casa, e ficou linda”, disse Eliane.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *