Pular para o conteúdo
DIÁLOGO

Guaratuba presente em encontro para fortalecer ações voltadas para as mulheres

26/03/2025

Na última terça-feira (25), a primeira-dama e secretária Municipal do Bem-Estar e Promoção Social de Guaratuba, Simone Lense, participou de um importante encontro promovido pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, no Palácio Iguaçu. O evento reuniu representantes de 130 municípios paranaenses no primeiro de dois encontros planejados para 2025, com o objetivo de fortalecer o diálogo entre o Estado e os municípios, além de alinhar políticas e ações sociais colaborativas voltadas, sobretudo, para as mulheres.
“A ideia era que pudéssemos ajudar umas às outras, compartilhando ações, recursos e boas práticas, com o objetivo de criar um impacto positivo na vida das mulheres em todo o Paraná”, destacou Luciana Saito Massa.

Entre os avanços discutidos, destacam-se a integração das políticas públicas municipais com iniciativas estaduais, principalmente nas áreas de saúde, segurança e rede de apoio feminino. Programas como Unidas contra a Dengue e Paraná Rosa, nascidos a partir desses encontros, exemplificam os resultados positivos da colaboração. Outra iniciativa relevante é a Rede Estadual de Ajuda Humanitária, criada inicialmente para atender pessoas afetadas por desastres no Rio Grande do Sul, mas que agora busca oferecer respostas humanitárias rápidas em situações de emergência em todo o País.

No evento, foram apresentados programas estaduais como o Banco da Mulher Paranaense, que já liberou R$ 236 milhões em créditos para apoiar negócios liderados por mulheres, promovendo a autonomia econômica feminina. Além disso, foi celebrada a redução de 18% nos casos de feminicídio no Paraná, resultado do programa Mulher Segura, que começou em 2024 em 20 cidades e será expandido para os 399 municípios do Estado.

Outra iniciativa relevante destacada foi o programa Ampara, da Defensoria Pública do Paraná, que oferece atendimento gratuito e especializado para mulheres vítimas de violência doméstica, fortalecendo o enfrentamento a essa grave questão social.
Desde 2021, esses encontros têm se consolidado como uma estratégia para promover o intercâmbio de boas práticas, recursos e ações entre as cidades paranaenses, especialmente nas áreas que impactam diretamente a vida das mulheres.

Com informações AEN/PR

Foto: Divulgação

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *