A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, informa o balanço dos principais serviços e atendimentos realizados pelas equipes do setor operacional no período entre os dias 14 e 16 de julho.
Fiscalização de trânsito
Uma equipe da Guarda Municipal de Londrina realizava patrulhamento preventivo pela Avenida Juscelino Kubitschek, por volta das 4h de sábado (15), quando se deparou com um veículo parado no meio da via. O condutor foi visto com a cabeça para baixo e apresentando sinais de embriaguez.
Os guardas municipais pediram para o motorista descer do carro. Além de sair cambaleando, ele respondeu as perguntas com fala pastosa. O teste de alcoolemia foi oferecido ao motorista e foi confirmada a embriaguez.
A equipe lavrou o auto de infração por dirigir sob influência de álcool (artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro), e deu voz de prisão em flagrante pelo crime de trânsito. O homem foi encaminhado para a delegacia de plantão da Polícia Civil e o veículo foi levado para o pátio municipal.
No começo da manhã de sábado (15), outra equipe da GM realizava patrulhamento pela região central quando flagrou um veículo avançando sinal vermelho. O fato ocorreu no cruzamento da Avenida Juscelino Kubitschek com a Rua Chile, após o motorista notar a viatura se aproximando.
A equipe acompanhou o carro por algumas quadras e conseguiu realizar abordagem. Mediante consulta no sistema, os guardas identificaram um mandado de prisão em aberto no nome do motorista, que foi encaminhado ao Centro Integrado de Triagem de Londrina (CITL) em cumprimento à ordem judicial.
Ainda no sábado (15), por volta das 20h40, equipe da GM visualizou um motociclista avançando o sinal vermelho enquanto patrulhava pela avenida Dez de Dezembro, próximo ao Parque Arthur Thomas, região sul.
Houve a abordagem e, ao consultar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor, os guardas identificaram que a permissão para dirigir que ele havia obtido estava vencida há mais de 30 dias. Foram confeccionados os autos de infração e o documento foi recolhido. E a motocicleta foi liberada para um condutor habilitado que compareceu no local, a pedido do motociclista.
Patrulha Maria da Penha
Por volta das 21h de sábado (15) a central de emergência da Guarda Municipal foi acionada por uma mulher vítima de violência residente no Jardim dos Estados, região norte. Ela relatou que o agressor teria entrado na sua casa sem permissão, transgredindo a medida protetiva.
A equipe da Patrulha Maria da Penha que estava mais próxima do local foi chamada para verificar o caso. Ao chegar no endereço, os guardas municipais constataram o descumprimento da medida protetiva de urgência. O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para delegacia de plantão da Polícia Civil.
Também no sábado (15) à noite, a GM recebeu um pedido de socorro para atender uma mulher que mora no distrito rural de São Luiz. Ela informou que o ex-companheiro estava tentando entrar em sua casa sem permissão, além de proferir xingamentos e fazer ameaças de morte.
As equipes da Patrulha Rural e GEPE da Guarda Municipal, que atendem ocorrências da Patrulha Maria da Penha, foram até o endereço e encontraram a vítima, que informou que o suspeito havia saído do local. Na sequência o agressor foi localizado e abordado pelos agentes, mas posteriormente proferiu novas ameaças contra a mulher.
A solicitante informou que havia pedido a medida protetiva no dia anterior, sexta-feira (14). O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para delegacia. Ele vai responder pelos crimes de descumprimento de medida e ameaça.
Demais ações
O serviço de patrulhamento preventivo continua reforçado no entorno dos prédios públicos da Prefeitura de Londrina, como postos de saúde, unidades escolares, centros de assistência social, áreas de lazer e outros espaços. O serviço de emergência pode ser acionado pelo telefone 153, ou pelo aplicativo 153 cidadão. A ligação é gratuita.
Leia outras notícias no HojePR.