A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal (GM) de Londrina, divulga os principais atendimentos realizados pela instituição durante o último fim de semana, entre os dias 22 e 24 de setembro.
No sábado (23), as equipes da Base Móvel, Gbike, Patrulhamento Urbano e Trânsito marcaram presença no evento do “Dia Mundial sem Carro”, ação promovida pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) na avenida Higienópolis, região central. Durante o evento, os guardas municipais interagiram com a população, distribuíram panfletos informativos, falaram sobre a importância do respeito às leis de trânsito, entre outras ações educativas e de conscientização.
Patrulha Maria da Penha
A Guarda Municipal foi acionada por volta das 17h de sexta-feira (22), através da central telefônica 153, para comparecer em uma residência localizada no Residencial Vista Bela, região norte. A solicitação envolvia uma denúncia de descumprimento de medida protetiva, em que a vítima informou que o ex-companheiro teria invadido sua casa.
A viatura da Patrulha Maria da Penha que estava mais próxima do endereço foi acionada para para atender o chamado, e conseguiu localizar e dar voz de abordagem ao homem. Ao confirmarem que houve o descumprimento da ordem judicial de afastamento, os guardas municipais deram voz de prisão em flagrante e o homem foi encaminhado para a delegacia de plantão.
AIFU
A Guarda Municipal prestou apoio para garantir a segurança dos fiscais das secretarias municipais de Fazenda e Ambiente durante uma Ação Integrada de Fiscalização Urbana, durante a noite de sexta-feira (22). Na ocasião, foram visitados seis estabelecimentos.
Pela Fazenda, foram lavrados quatro autos de notificação; já a Sema emitiu dois autos de notificação e um auto de infração. As equipes da GM registraram ainda 18 autos de infração de trânsito no entorno dos locais fiscalizados.
Embriaguez ao volante
Uma equipe da inspetoria de Trânsito da GM realizava patrulhamento preventivo na avenida Robert Koch, região leste, por volta das 7h45 de sábado (23), quando um homem se dirigiu até à viatura. Ele denunciou que um veículo de cor preta estava trafegando pela via com um pneu furado, sendo conduzido em zigue-zague, e que quase atropelou uma pessoa.
Após coletar as características do carro, os guardas municipais realizaram ronda pelas imediações até que conseguiram localizar e abordar o veículo. Assim que o condutor desceu do carro, a equipe visualizou uma lata de cerveja no interior. O motorista apresentou diversos sinais de embriaguez como, por exemplo, olhos avermelhados, desordem nas vestes, agressividade, exaltação, entre outros.
Os guardas ofereceram o teste o etilômetro, porém o condutor recusou. Ele também passou a desrespeitar a abordagem, ameaçando a equipe, que deu voz de prisão em flagrante. Foram lavrados os autos de infração de trânsito correspondentes e o veículo foi recolhido ao pátio municipal. Toda ação foi gravada por meio da câmera corporal da equipe.
Violência doméstica
A Guarda Municipal esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, região oeste, por volta das 15h de sábado (23), para atender uma denúncia de violência contra mulher. Funcionários da UPA informaram aos guardas que a vítima em atendimento estava com medo do marido, pois havia recebido ameaças, xingamentos, e o agressor havia jogado água sanitária em seu rosto, motivo que a levou até a unidade de saúde.
A equipe anotou as características do suspeito e foi até o local onde informaram que ele estaria. Os guardas deram voz de abordagem e em seguida voz de prisão ao suspeito de agressão. Ele foi conduzido à delegacia de plantão, assim como a vítima, para que fossem ouvidos pela autoridade policial.
Intensificação do patrulhamento
A Guarda Municipal tem recebido diversas denúncias de som alto, consumo de bebida alcoólica em via pública, realização de manobras perigosas, entre outras infrações de trânsito que estariam sendo cometidsa na região do Parque Tauá, zona leste. As solicitações resultaram na intensificação do patrulhamento preventivo pela região.
E por volta das 4h40 de domingo (24) durante ronda pelo local, os guardas municipais flagraram vários veículos irregulares. Dois carros e duas motocicletas foram colhidos, e foram lavrados ainda três autos de infração para condutores que se recusaram realizar o teste do etilômetro.
Invasão em escola
A central de videomonitoramento da Guarda Municipal flagrou um homem no interior da Escola Municipal América Sabino Coimbra, região norte, por volta das 13h de domingo (24). O suspeito estava com um objeto nas mãos tentando arrombar a unidade.
Rapidamente as viaturas que fazem patrulhamento preventivo pela área e de apoio foram até o endereço. Quando os guardas entraram na escola eles visualizaram o homem desferindo golpes contra a porta da lavanderia. A equipe deu voz de abordagem e, em seguida, voz de prisão pelo crime contra o patrimônio público. O homem foi encaminhado para a central da flagrantes da Polícia Civil.
Fiscalização de trânsito
Uma equipe da GM se deslocava pela avenida Santos Dumont por volta das 21h50 de domingo (24), quando se deparou com um motociclista conduzindo uma motocicleta com a placa de identificação dobrada. Por conta da suspeita ele recebeu voz de abordagem.
Os guardas municipais constataram que o homem não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que sua moto estava com os pneus completamente desgastados, ou seja, sem condições de uso seguro. Foram lavrados os autos de infração correspondentes e a motocicleta foi recolhida ao pátio municipal.
Demais ações
No decorrer do fim de semana, o serviço de segurança pública foi intensificado pela GM Londrina ao redor das unidades de saúde, áreas de lazer, centros esportivos, praças, e outros locais onde havia concentração de pessoas. A Guarda Municipal segue à disposição da população por meio do aplicativo 153 Cidadão e pelo telefone de emergência 153.
Leia outras notícias no HojePR.