Pular para o conteúdo

‘Guerra, nunca mais’: Em primeira oração dominical, Leão XIV faz apelo pela paz aos líderes mundiais

11/05/2025
papa

estadão

O papa Leão XIV rezou na manhã deste domingo (11) a oração da Regina Caeli do balcão central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Eleito na quinta-feira (8), o novo pontífice voltou a falar aos fiéis no mesmo lugar onde foi anunciado ao mundo após o conclave que o escolheu.

Na primeira oração dominical conduzida pelo papa, Leão XIV foi saudado por centenas de fiéis reunidos na Praça São Pedro e aproveitou o discurso para citar seu antecessor, o papa Francisco. Leão XIV exaltou o legado de Francisco e apelou aos líderes mundiais: “Guerra nunca mais.”, disse ao lembrar dos episódios trágicos da Segunda Guerra Mundial e da necessidade de evitar que a história se repita.

O pontífice pediu o fim do conflito na Ucrânia, celebrou o cessar-fogo entre Índia e Paquistão e lamentou a violência na Faixa de Gaza, reforçando o apelo por diálogo e reconciliação entre os povos.

“Quantos outros conflitos existem no mundo? Confio à Rainha da Paz esse meu apelo, para que ela o apresente ao senhor Jesus para obter o milagre da paz.”

Ao fim da mensagem, desejou um feliz Dia das Mães e agradeceu a todos os fiéis presentes. “Mando uma querida saudação a todas as mães por elas e por aquelas que já estão no céu”.

No dia seguinte à eleição, na sexta-feira (9), o novo líder da Igreja Católica celebrou uma missa para seus colegas cardeais na Capela Sistina.

Nesse sábado (10), ele participou da primeira audiência formal com seus colegas cardeais, onde explicou a escolha do nome e falou sobre prioridades da sua gestão à frente da Santa Sé. Ele apontou a inteligência artificial como um dos maiores desafios do tempo atual e sinalizou que pretende dar continuidade às reformas iniciadas por Francisco.

Também confirmou que a escolha de seu nome se inspira em Leão XIII, que chefiou o Vaticano entre 1878 e 1903. Leão XIII é conhecido por ser o fundador da Doutrina Social da Igreja, ao citar pela 1ª vez em uma encíclica (a Rerum Novarum, de 1891) os problemas da classe operária após a emergência da Revolução Industrial.

Para Leão XIV, os tempos de hoje se assemelham àquela época diante das profundas transformações e dilemas impostos pela inteligência artificial, que traz uma nova Revolução Industrial, nas palavras do atual pontífice.

No fim do dia, ele fez uma visita surpresa a um templo agostiniano a 65 quilômetros de Roma e foi à Basílica de Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior), onde está o túmulo de Francisco, para quem prestou homenagem.

No próximo domingo (18), está prevista a missa do início do pontificado, que deve ter a presença de autoridades. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que pretende enviar o vice, Geraldo Alckmin (PSB), para representar o Brasil na cerimônia.

Leia outras notícias no HojePR.
Acompanhe o HojePR no Instagram.