Alguns Hospitais e farmácias do Brasil estão sofrendo com falta de medicamentos, em especial medicamentos de uso infantil. Em cidades como São José dos Campos, fortaleza, Brasília entre outras, algumas prateleiras já estão vazias.
Segundo o professor Edilmar Sousa, em Fortaleza, quando foi atendido o médico disse “Um medicamento ele já disse que não tinha logo de cara, que tinha acabado. Aí outro ele disse que tinha e que ia pegar. Só que quando ele foi pegar, ele disse que não tinha. Disse: vixe, eu tinha três caixas até agora e já acabou”. (Via G1)
Segundo informações, o governo federal já vinha sendo alertado pelos secretários municipais de Saúde, mas a situação continua a piorar a cada dia. Segundo a Confederação Nacional de Saúde, o estoque de soros hospitalares só deve dar para mais 15 dias.
Segundo o que aponta Municípios, hospitais e farmácias, as principais causas dessa escassez são externas: a alta do dólar, a instabilidade pela guerra na Ucrânia e o abre e fecha por causa da Covid na China, principal fornecedora de matéria-prima para medicamentos e embalagens.
Veja Também: