HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65
Siga no WhatsApp

23/06/2024

ICI e sua capacidade de guiar políticas públicas

ici

O ICI (Instituto das Cidades Inteligentes), fundado há mais de 25 anos, se consolidou nacionalmente como grande referência quando o assunto é política pública de inovação e desenvolvimento tecnológico aplicado na melhoria de qualidade de vida dos cidadãos. O gigantismo da instituição ficou ainda mais evidenciado quando Curitiba foi eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo, no recente 2023.

 

A OS (Organização Social) é referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública. Tem levado a transformação para cada vez mais Municípios, sobretudo com a eficaz, visionária e destacada gestão do presidente Maurício Pimentel. Esse arcabouço de diferenciais do Instituto, frisamos, está à disposição de todas as prefeituras e pode gerar um ganho real elevando o patamar dos serviços públicos e beneficiando a população.

 

Recentemente, o presidente do ICI, Maurício Pimentel, foi entrevistado na RNTI.TV, canal focado exclusivamente em inovação e tecnologia. Foi uma verdadeira aula sobre o que é uma cidade inteligente. Todo o bate-papo com o conceituado entrevistador Roberto Mayer trouxe muita profundidade e mostrou o quanto o ICI pode contribuir, além da sua vertente direta de prestador de serviço, mas também como um instrumento educativo, que guie e demonstre as possibilidades da inovação aplicada na administração pública.

 

Existe um universo muito grande de Municípios ainda desconectados da urgência de virarem a chave de suas existências, trazendo para dentro da gestão, soluções tecnológicas e inovadoras que desburocratizem e empoderem o cidadão, na mesma medida em que permitam a otimização de toda a máquina pública. Para essas cidades, imaginamos o poder de um trabalho social informativo, trabalhando desde o básico dos entendimentos para, com uma formação mínima de percepção sobre as temáticas, haja o terreno fértil da semente desta frondosa árvore conceitual: cidade inteligente.

 

Quando ouvimos uma entrevista de alguém tão preparado, refletindo também todo o preparo do time que lidera, temos ainda mais orgulho de tudo o que o ICI se tornou. É um sentimento especial de quem fez parte dessa construção e continua contribuindo. Mas é, sobretudo, uma empolgação positiva de um cidadão que enxerga necessidades urgentes de mudança e consegue perceber em instrumentos como o ICI uma grande capacidade de execução, mas também de ser uma ferramenta social de conscientização, educação e formação.

 

O ICI é realmente destaque, um patrimônio de todos nós, que desejamos uma Sociedade cada vez melhor!

 

Finalizo convidando você, caro (a) leitor (a), a acompanhar esse episódio da RNTI.TV e entender um pouco mais sobre o que é uma cidade inteligente. Veja aqui.

 

Leia outras colunas do Luís Mário Luchetta aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *