Faltando pouco mais de dois meses para eleição, uma última pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (21), mostra que tudo ainda pode mudar e que a campanha trará muitos desafios para os candidatos que forem indicados pelas convenções dos partidos nos próximos dias.
Governador
A pesquisa REALTIME BIGDATA, realizada entre os dias 19 e 20 de julho, mostra que a maioria dos eleitores paranaenses ainda não escolheram em quem votar para Governador.
Na pergunta “espontânea”, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, 49% dos entrevistados responderam que ainda não sabem em quem votar, o que indica que praticamente metade dos eleitores ainda não definiu seu voto.
Na pesquisa, o governador Ratinho Júnior recebeu 21% dos votos, o ex-governador Roberto Requião 7%, o senador Flávio Arns 1%, votos em Branco/Nulo 19% e 3% citaram nomes que não estão entre os prováveis candidatos.
Estes números confirmam o baixo interesse na eleição estadual, com a maioria do eleitorado deixando para se informar e decidir mais próximo do dia da votação. O foco está todo voltado para eleição presidencial. Isso aumenta a possibilidade de mudança na escolha do voto. Um erro na comunicação pode ser fatal porque, com pouco tempo, não será possível uma correção de rumo.
Voltando à pesquisa, com a apresentação dos nomes, Ratinho Jr. sobe para 43%, Roberto Requião para 16%, Flávio Arns 6%, Cesar Silvestri Filho 2% (que desistiu da cancidatura), Ângela Machado 1%, enquanto Solange Ferreira Bueno e Zé Boni (que também desistiu) não chegaram a marcar um por cento cada. 14% declaram votar em Branco ou Nulo e 18% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar.
• Espontânea
Ratinho Jr.: 21%
Roberto Requião: 7%
Flavio Arns: 1%
Outros: 3%
Branco/Nulo: 19%
Não sabem/Não responderam: 49%
• Estimulada
Ratinho Jr.: 43%
Roberto Requião: 16%
Flavio Arns: 6%
Cesar Silvestri Filho: 2%
Ângela Machado: 1%
Solange Ferreira Bueno: 0%
Zé Boni: 0%
Branco/Nulo: 14%
Não sabem/Não responderam: 18%
Com 43% dos votos, o governador Ratinho Júnior mantém grandes chances de reeleição, com a possibilidade de vencer no primeiro turno.
Um detalhe, no entanto, chama atenção na pesquisa: a tabela com os percentuais diz que estes são os resultados do Cenário 1, dando a entender que outros cenários foram apresentados aos entrevistados. Só que o instituto não disponibilizou à imprensa outros cenários de pesquisa estimulada. Seria interessante que pudéssemos ter acesso a pesquisa completa para uma análise mais precisa.
Até agora, a rejeição dos candidatos ainda é muito baixa se compararmos com as eleições anteriores, o que também pode indicar baixa movimentação das informações e grande possibilidade de mudanças quando a TV e o Rádio entrarem na campanha.
Rejeição
• Em qual destes candidatos não vota?
Roberto Requião: 38%
Ratinho Jr.: 22%
Flavo Arns: 12%
Zé Boni: 10%
Ângela Machado: 9%
Solange Ferreira Bueno: 9%
Cesar Silvestri Filho: 8%
A pesquisa entrevistou por telefone 1.500 eleitores do Paraná, entre os dias 19 e 20 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número PR-06745/2022.