O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) paranaense ficou em 112,7 pontos em dezembro, com elevação de 0,5% na variação mensal. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
Dentre os fatores avaliados, a opinião sobre as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) apresentou melhora de 2,5% em comparação com novembro, bem como as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), com crescimento de 0,5%. Entretanto, os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) baixaram 0,9%.
Na comparação com dezembro de 2023 o ICEC mostrou alta de 7%, sobretudo na avaliação dos empresários sobre o momento atual.
A média anual do indicador ficou em 105,8 pontos e, por estar acima dos 100 pontos, é considerada satisfatória. Apesar de melhora na percepção sobre o presente, o fator Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) apresentou média de 80,1 pontos ao longo de 2024, ficando no patamar de insatisfação. Já as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) tiveram média positiva, com 133,5 pontos, bem como os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC), com média de 103,8 pontos no ano passado.
Análise por porte da empresa
O indicador ficou muito semelhante entre os portes de empresas e, em dezembro, marcou 112,7 pontos entre os estabelecimentos com até 50 funcionários (micro e pequenas empresas) e 111,3 pontos entre as empresas com mais de 50 colaboradores (média e grandes). Porém, nestas, teve queda de 1,2% na comparação com novembro, enquanto entre as empresas de menor porte subiu 0,6%.
A média do ICEC ficou em 105,7 pontos entre as micro e pequenas empresas e foi de 109,7 pontos entre as empresas maiores, ambas na zona de satisfação.
Leia outras notícias no HojePR.