Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) mostram que a insônia atinge 73 milhões de brasileiros. O sono de qualidade influencia no humor e na produtividade. Além disso, mantém o organismo funcionando de forma correta, com equilíbrio psíquico, emocional e metabólico.
Para Ester London, neurologista especialista em qualidade do sono e médica cooperada da Unimed Curitiba, a falta de sono adequado pode contribuir para o desenvolvimento ou agravamento de quadros de diabetes, doenças cardiovasculares, depressão e ansiedade.
“A privação de sono pode levar a uma série de outras comorbidades e influenciar em acidentes de trabalho e de trânsito, por exemplo. Tem estudos científicos que comparam a privação de sono ao efeito do álcool no organismo”, diz a médica.
Fases do sono
A cada noite, o corpo humano passa por diferentes ciclos de sono, todos com duração de 90 minutos que podem ser divididos em quatro fases.
“Todas elas têm a sua importância. As duas primeiras são o sono mais superficial. A terceira etapa compõe o sono de ondas lentas, em que há reestabelecimento hormonal e fixação da memória e o último, o sono REM, que é quando a gente sonha, que é extremamente importante também”, aponta.
Cuidados para ter um sono de qualidade
A higiene do sono é um conjunto de atitudes durante o dia e próximo ao horário de dormir que facilita o relaxamento e o adormecer melhorando a qualidade do sono.
– Evite tomar bebidas com cafeína ou alcoólicas antes de dormir
– Estabeleça horários fixos regulares para dormir e acordar
– Evite dormir durante o dia, caso o faça, não durma mais do que 30 minutos
– Evite o uso de telas até duas horas antes de dormir
– Deite-se na cama apenas para dormir
– Mantenha uma rotina de exercícios físicos
– Cuide da sua alimentação
A Unimed Curitiba lançou um guia com explicações e dicas para ajudar os pacientes a melhorarem a qualidade do sono. O material é parte do movimento Mude1Hábito da Unimed, que promove o cuidado com a saúde, incentivando práticas saudáveis para que as pessoas possam viver mais e melhor. Para ter acesso ao informativo, acesse: unimedcuritiba.com.br/informativos
Se mesmo com os ajustes e as mudanças de hábitos as dificuldades para dormir persistirem, procure por ajuda especializada para investigar e tratar o problema de maneira adequada.
Leia outras notícias no HojePR.