Com o intuito de promover um debate sério sobre Segurança Pública por meio da perspectiva de Direitos Humanos, o Instituto Cultura da Paz fará uma conversa gratuita e online com o escritor, rapper, produtor e ativista cultural Sagat B. A entrevista será conduzida pelo advogado, escritor e ativista social Marcelo Jugend, fundador e presidente do Instituto Cultura da Paz e especialista em Segurança Pública, e terá a participação de Helena Cerqueira Leite, psicoterapeuta e Conselheira do mesmo Instituto.
Nascido na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, Sagat B viveu uma realidade muito parecida com a dos jovens negros de periferia como ele; conheceu as drogas e a criminalidade ainda na infância e juventude. Viveu em cárcere por 12 anos, cumprindo três condenações diferentes. Ativo e intelectual, Sagat B fala sobre a importância da ressocialização e escreve sobre a própria história de vida no livro “O bandido que virou artista”, lançado pela Kotter Editorial.
O foco da entrevista é falar sobre a realidade que conduz esses jovens à criminalidade, e a transformação radical de Sagat B, que passou por muito autoconhecimento, além de mostrar, por meio de uma história real, como o crime não compensa e quais as oportunidades necessárias para jovens não irem para esse caminho.
A entrevista acontecerá no dia 28 de maio, às 19h30, no link: https://www.youtube.com/watch?v=Nxn6B3Auj48
Sobre o Instituto Cultura da Paz
O Instituto Cultura da Paz, sob a liderança do renomado advogado, escritor e ativista social Marcelo Jugend, encontra-se atualmente em fase de estabelecimento em Curitiba. A sua missão primordial é contribuir significativamente para a prevenção da violência e a promoção ativa da cultura da paz e dos direitos humanos. Essa iniciativa visa mobilizar não apenas a sociedade, mas também as esferas governamentais, difundindo práticas inovadoras no âmbito crucial da cidade como um todo.
Sobre Marcelo Jugend
Marcelo Jugend é advogado formado pela Universidade Federal do Paraná, com pós graduação em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Foi Chefe de Gabinete e Assessor Especial da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (2003/2006) e Secretário Municipal de Segurança de São José dos Pinhais, Pr. (2009/2012). Autor dos livros “A Morte do Super-Homem – Propostas para o enfrentamento democrático da violência e da criminalidade”, pela Editora DPB ( 2008), “O Que Você Pensa Que Você Pensa Não É Você Quem Pensa – A Guerra Híbrida No Brasil”, pela Editora Moura (2021) e “ O Triunfo do Mal”, pela Editora Kotter (2024). Fundador e presidente do Conselho Diretor do Instituto Cultura da Paz.
Leia outras notícias no HojePR.