Que o iogurte faz bem para a saúde, ninguém duvida. Composto em média por 81% de água, 9% de proteína, 5% de gordura e 4% de carboidratos, uma porção de 100 gramas da bebida láctea fornece 97 kcal de energia.
A origem do atual iogurte, que é o leite fermentado, é reputada às regiões balcânicas e da Turquia Asiática, sendo que alguns historiadores relatam os búlgaros, nômades da Ásia, como sendo responsáveis pela introdução do iogurte na Europa durante a segunda metade do século VII.
Porém, a comercialização, e consequente disseminação do iogurte só aconteceu no início do século XX, depois de o biólogo russo Ilha Metchnikoff realizar estudos sobre a dieta dos habitantes da Bulgária e Turquia, cuja longevidade atraiu a sua curiosidade científica.
Hoje está comprovado que o consumo do iogurte colabora no bom funcionamento do intestino e, como contém cálcio, ajuda a fortalecer os dentes e ossos. Também é indicado para pessoas que sofrem de osteoporose e para mulheres que necessitam de reposição de cálcio na fase de menopausa.
Para ajudar você a se manter saudável, se alimentar bem e ainda economizar um pouco, a coluna traz uma receita de iogurte caseiro que precisa só de dois ingredientes, além de tempo e paciência. Confira aqui!
Iogurte caseiro
► Ingredientes
(para até 3 litros de iogurte)
• 3 litros de leite integral tipo A de pacote (não pode ser leite de caixinha)
• 1 pote de iogurte natural integral de 170 g (Batavo ou Nestlé. O desnatado não funciona)
► Modo de Preparo
Tire o iogurte da geladeira e deixe em temperatura ambiente.
Leve os 3 litros de leite ao fogo e deixe ferver. Retire da chama, espere abaixar e volte ao fogo. Repita esse processo por três vezes.
Passe o leite para um recipiente de vidro (não pode ser plástico e nem metal, tem que ser de vidro) e espere amornar em temperatura ambiente até chegar a 45º de temperatura.
Se não tiver termômetro em casa, não tem problema: vai estar na temperatura correta quando você colocar o dedo e conseguir suportar por cerca de 3 a 5 segundos.
Em uma tigela menor, coloque o iogurte natural e mexa bem.
Acrescente duas conchas do leite morno e misture ao iogurte, dissolvendo-o bem.
Despeje o conteúdo dessa mistura de volta no leite e incorpore com movimentos leves utilizando uma colher de pau.
Feche o recipiente com papel filme, enrole em um pano, fechando bem e reserve em local escuro, seco e longe do vento. Pode ser um armário, o microondas ou até no forno desligado.
Depois de 8 horas, retire do armário, retire o pano e, ainda coberto com o papel filme, leve à geladeira por 4 horas ou até gelar bem.
Está pronto para ser consumido como for sua preferência: com açúcar e cereais, com geleias, com frutas picadas ou até mesmo batido com morango, por exemplo.