O IPCA-Turismo, indicador elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) com base nos dados do Índice de preços ao consumidor (IPCA), registrou inflação de 1,52%, ante uma variação do IPCA geral na ordem de 0,38%.
No acumulado de janeiro a julho deste ano, a inflação do turismo no Brasil está negativa em 1,27% e em 12 meses, de agosto/2023 a julho/2024, está em 4,72%. Na comparação com o ano anterior, a inflação em 12 meses do turismo vem desacelerando, conforme aponta a Assessoria Econômica da Fecomércio PR.
A cesta de consumo de produtos relacionados ao turismo no Paraná (com dados coletados em Curitiba e Região Metropolitana) registrou inflação de 1,97% no mês de julho, ligeiramente acima da média nacional.
Entretanto, no acumulado do ano, os preços do turismo na capital paranaense apresentam deflação de 1,39%.
Nos últimos 12 meses o setor registra inflação de 3,18%, mas vem desacelerando na comparação com o mesmo período de anos anteriores, quando apresentava elevação de 5,66%.
As passagens aéreas foram o subitem que registrou a maior alta em Curitiba, com 24,19%, e puxou a inflação para cima, seguida por estacionamento (1,60%) e hospedagem (1,43%). De acordo com o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, a elevação dos preços das passagens aéreas no mês de julho é uma alta sazonal, em função da alta demanda no período de férias.
Por outro lado, tiveram redução de preços os subitens pacote turístico (-1,37%) e sorvete (-0,33%).
Leia outras no HojePR.