Pular para o conteúdo
ELEIÇÕES 2022

Ipec: Bolsonaro lidera em três regiões; Lula em uma

18/10/2022
diferença entre lula e bolsonaro

Uma análise mais detalhada da última pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (17), revela um dado curioso. O presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida presidencial em três das quatro regiões pesquisadas. A pesquisa mostra, ainda, que em duas dessas regiões, Bolsonaro cresceu, enquanto Lula melhorou em apenas uma.

O curioso é que Bolsonaro cresce justamente no Nordeste, onde Lula tem maior penetração, e Lula cresce no Sul, região em que Bolsonaro tem teve uma das maiores votações do país.

Segundo o Ipec, Lula tem 68% dos votos da região Nordeste. Bolsonaro tem 28%. Em comparação com a pesquisa anterior, divulgada na semana passada, Lula perdeu dois pontos percentuais no Nordeste, enquanto Bolsonaro subiu dois.

No Sudeste, Lula também teve a maior queda, perdendo quatro pontos percentuais, caiu de 48% para 44%. Bolsonaro cresceu dois pontos e passou o candidato petista nas intenções de voto da região. O presidente tinha 44% e agora tem 46%

Já na região Sul, Bolsonaro segue na frente de Lula, mas o candidato do PT subiu dois pontos, enquanto Bolsonaro caiu quatro. Lula tinha 37% e agora aparece com 39%, uma subida de dois pontos. Segundo o instituto, Bolsonaro perdeu quatro pontos percentuais, caindo de 56% para 52%.

A região Norte/Centro-Oeste foi a única que não apresentou mudanças. Bolsonaro manteve a liderança com 52% das intenções de voto e Lula ficou nos 42%.

 

Os números

• Região Nordeste

Lula: 68%

Bolsonaro: 28%

Branco/nulo: 3%

Não sabem: 1%

 

• Região Norte/Centro-Oeste

Lula: 42%

Bolsonaro: 52%

Branco/nulo: 5%

Não sabem: 2%

 

• Região Sudeste

Lula: 44%

Bolsonaro: 46%

Branco/nulo: 7%

Não sabem: 3%

 

• Região Sul

Lula: 39%

Bolsonaro: 52%

Branco/nulo: 6%

Não sabem: 2%

 

Metodologia

Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 184 municípios entre sábado (15) e segunda-feira (17). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02707/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *