HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

26/04/2024



política

Janela partidária termina nesta sexta-feira

 Janela partidária termina nesta sexta-feira

Quem trocou, trocou. Quem não trocou não troca mais. Nesta sexta-feira (01), termina o prazo da janela de migração partidária. Desde o último dia 3, deputados federais, estaduais e distritais puderam trocar de partido para disputar as eleições deste ano sem risco de perder o mandato.

No Paraná, a movimentação foi intensa. O PSB, por exemplo, foi varrido da Assembleia Legislativa. Todos os deputados estaduais deixaram o partido e entraram no PSD do governador Ratinho Junior. O PP foi outro que turbinou seus quadros: recebeu quatro deputados federais e dois estaduais, além do vereador de Curitiba Pier Petruzziello. A mais festejada troca, no entanto, foi no PT, que recebeu o ex-governador Roberto Requião e o deputado estadual Requião Filho.

Fora da janela partidária, algumas situações são consideradas como justas causas para a mudança de partido. São elas: criação de uma sigla, fim ou a fusão de partido, desvio do programa partidário, ou grave discriminação pessoal. Portanto, trocas de legenda que não se enquadrarem nesses motivos podem levar à perda do mandato.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *