Pular para o conteúdo

O jeito não americano de preparar uma costelinha ao barbecue

24/06/2022

Quando pensamos em cozinha tipicamente norte-americana, é impossível não pensar em apple pie (torta de maçã), hot dogs ou burgers e, claro, o BBQ (barbecue) ou churrasco. E quando pensamos em BBQ, logo nossa mente nos leva para as tradicionais costeletas de porco ao molho barbecue.

O BBQ americano, originário do sul daquele país, é caracterizado pelo cozimento lento da carne a baixas temperaturas e calor indireto. Mas a origem das famosas costelas de porco ao molho BBQ, tem uma origem completamente diferente.

O caminho desse prato, tão tradicionalmente americano, começa no Caribe, viaja pelo mar do Norte, com os conquistadores espanhóis, até chegar à América do Norte para ser temperada com sabores tipicamente europeus.

O porco como especiaria culinária chegou a América pelas mãos de Cristóvão Colombo, com a insistência da Rainha Isabel de Castela, que financiou a expedição que chegou a Cuba em 1493. Em 1539, o conquistador espanhol Hernando de Soto aportou no que é hoje a Florida, com os 13 primeiros porcos a chegarem nos EUA. Cerca de três anos depois, o rebanho cresceu para mais de 700 animais, domesticados e selvagens. Desde então, o BBQ pork ribs tornou-se o prato essencialmente norte americano.

 

Molho barbecue: um complemento, muitas origens

O famoso molho barbecue vem tendo sua popularidade aumentada no Brasil nos últimos anos, mas sua origem é controversa. Para alguns, surgiu no sul dos Estados Unidos e tem origem na palavra barbacoa, utilizada pelos nativos da península do Yucatã para carnes assadas em buracos no chão. Já os francesas dizem que o termo se origina da palavra “barbe à queue” que significa “da barba à cauda”, e é utilizada para descrever um animal pequeno cozido inteiro no espeto. Independente da origem, é um molho perfeito para acompanhar carnes assadas, especialmente carne de porco e sua principal característica é o gosto agridoce e levemente defumado.

Hoje vamos viajar por todos esses sabores e especiarias fazendo uma costelinha ao molho barbecue, preparando inclusive o molho, que vai fazer você achar que está na sua própria filial do famoso restaurante norte americano TGIF’s.

 

 

Costelinha de Porco ao Molho Barbecue

 

► Ingredientes Costelinha (serve 4 pessoas)

1,5kg costelinha de porco limpa (sem a pele)

3 colheres (sopa) de sal

5 colheres (sopa) de açúcar mascavo

3 colheres (sopa) de alho em pó

3 colheres (sopa) de cebola em pó

1 xícara (chá) de páprica defumada

Pimenta caiena a gosto

Pimenta calabresa a gosto

Pimenta do reino a gosto

 

► Preparo

Na noite anterior, tire a costelinha da geladeira uma hora antes de temperar. Depois de uma hora, seque bem a costelinha com um papel absorvente. Misture bem os ingredientes secos. Esfregue esse tempero por toda a costelinha de forma bem abundante, feche com papel filme e deixe na geladeira por no mínimo 8 a 12 horas.

No dia seguinte, numa assadeira em que o pedaço de carne caiba inteiro, forre com papel alumínio e unte com óleo. Coloque a costelinha com os ossos para baixo e feche bem com o papel alumínio. Coloque no forno pré-aquecido em fogo médio e asse por duas horas. Enquanto isso, faça o molho barbecue.

Depois de duas horas, retire do forno, abra o papel alumínio, passe uma boa camada do molho barbecue e volte para o forno baixo por mais uma hora, regando o fundo com um pouco de água sempre que parecer muito seco. Sirva a seguir com batatas cozidas e arroz branco.

 

 

Molho Barbecue

 

► Ingredientes

1 colher de azeite

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

1 xícara (chá) de molho de tomate
½ xícara (chá) de vinagre

1 colher (sopa) de cebola em pó ou 1 cebola média bem picadinha

1 colher (sopa) de alho em pó ou 3 a 4 dentes de alho bem picadinhos

2 colheres (sopa) de páprica defumada

1 colher (sopa) de molho inglês

1 colher (sopa) de catchup

1 colher (sopa) de mostarda amarela

1 colher (cafezinho) de pimenta calabresa

 

► Preparo

Numa panela coloque o óleo. Se optar por utilizar a cebola e o alho picados, refogue agora. Coloque o açúcar mascavo e dissolva mexendo sempre para não queimar, acrescente os outros ingredientes, mexa bem e cozinhe em fogo brando mexendo sempre até engrossar e secar completamente o vinagre.

Bom apetite!

 


Confira outras colunas da Gabriela Barreto. Clique aqui.

Dúvidas e sugestões para a coluna: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *