João Fonseca deixou uma boa impressão na sua primeira vez em um Grand Slam em sua jovem carreira na elite do tênis. Nesta quinta-feira (16), o carioca de 18 anos perdeu do italiano Lorenzo Sonego, número 55 do ranking da ATP, por 3 sets a 2, com parciais de 7/6 (8/6), 3/6, 1/6, 6/3 e 3/6 e foi eliminado na segunda rodada do Australian Open. Foi a primeira vez que o brasileiro disputou um confronto de cinco sets, que teve 3h41min de duração.
Fonseca, 112º melhor ranqueado entre os homens, havia eliminado o número 9 do mundo Andrey Rublev na estreia do Grand Slam australiano, o primeiro de sua carreira no nível profissional. Mas não resistiu ao jogo do italiano nesta quinta-feira.
Na terceira rodada, Sonego enfrentará o húngaro Fabian Marozsan, que bateu o norte-americano Frances Tiafoe, cabeça de chave e número 17 do ranking, por 3 sets a 2, também nesta quinta.
O brasileiro viu o fim de sua sequência de 14 vitórias consecutivas, que começou no Next Gen Finals, em dezembro, passando pelo Challenger de Camberra e o torneio qualificatório para a chave principal do Australian Open.
Nesta semana, com uma vitória grande sobre um tenista consagrados e no principal palco do tênis mundial, Fonseca chamou atenção de lendas do esporte, como Novak Djokovic e Carlos Alcaraz, que reiteraram os elogios ao brasileiro, dizendo ser questão de tempo, e talvez pouco, para que ele esteja entre os melhores do mundo no ranking da ATP.
Mundo afora, os fãs de tênis têm se encantado com João Fonseca nesta semana. Mesmo com a derrota, o brasileiro se garante muito provavelmente no Top 100 do ranking da ATP na próxima atualização da lista.
O primeiro set já começou equilibrado. Como aconteceu nas últimas partidas, Fonseca contou com o apoio da torcida brasileira nas arquibancadas, mas viu o Sonego esteve bem e o carioca teve dificuldades. Após sair atrás, o brasileiro levou a disputa para o tie-break. Ele viu o adversário salvar três set points, mas se recuperou e fechou o primeiro set em 7/6 (8/6), para delírio dos fãs na Arena 1573.
Fonseca viu o indícios do problema que teria pela frente logo no início do segundo set. O primeiro game durou mais de cinco minutos e, apesar de o brasileiro sair na frente, Sonego mostrou firmeza nas bolas de fundo, quebrando o serviço do carioca e chegando a abrir 1/3. O italiano fechou em 3/6, empatando a partida.
Sonego fez valer a experiência no terceiro set, administrando o ritmo da partida e forçando o erro de João Fonseca. O brasileiro demonstrou irritação e não se encontrou. Mesmo sem encaixar o primeiro serviço, o italiano levou a melhor, fechando em 1/6 e virando a partida.
Apesar do placar adverso, a barulhenta torcida brasileira colocou o jovem de 18 anos de volta na partida, que passou dos habituais três sets que Fonseca estava acostumado. Sob os gritos de “eu acredito”, o carioca voltou a demonstrar força nos ataques de mão direita, e foi a vez de Sonego se desestabilizar, ter o serviço quebrado e ver o brasileiro abrir 3/0. O italiano forçou o erro adversário, com boas variações técnicas, mas não foi páreo para os golpes de Fonseca, que fechou o set em 6/3 com uma linda paralela, deixando tudo igual.
O set decisivo mostrou novamente um Sonego mais agressivo, levando o primeiro game com bons saques. João Fonseca teve frieza para ficar na cola do italiano, acertando boas devoluções e belíssimos aces. O italiano esteve à frente do placar durante boa parte do 5º set, e abriu 3/5 ao quebrar o serviço do brasileiro. Fonseca chegou a salvar um match point, mas não conseguiu evitar a derrota.
Leia outras notícias no HojePR.