HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

24/07/2024

MANACÁS E JERIVÁS

Litoral: milhares de árvores são plantadas na nova orla de Matinhos

litoral

Os turistas que forem passar a temporada de verão em Matinhos, no Litoral, vão encontrar uma nova orla, bem mais verde e arborizada. O Instituto Água e Terra (IAT) concluiu o plantio de 3.677 árvores de espécies como o manacá e o jerivá ao longo dos 6,3 quilômetros de beira-mar, entre o Morro do Boi, em Caiobá, e o Balneário Flórida. Outros 576 manacás serão cultivados na Avenida Paraná, garantindo novo paisagismo ao canal que corta a região – o escoadouro também foi reconstruído e será responsável pela macrodrenagem da cidade.

 

O paisagismo ambiental integra a revitalização da Orla de Matinhos, iniciada pelo Governo do Estado no ano passado com investimento de R$ 314,9 milhões. Considerada a principal intervenção urbana da história do Litoral do Paraná, a obra é executada pelo IAT em parceria com o consórcio Sambaqui, grupo de empresas vencedor da licitação pública. A previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2024.

 

Além disso, estão sendo plantadas mais de 600 mil mudas de 26 espécies de restinga nativa, contemplando uma área de aproximadamente 60 mil metros quadrados com o objetivo de reconstituir o ecossistema natural da praia.

 

“Estamos tomando todo o cuidado possível para que essa obra seja a mais sustentável possível, perfeita do ponto de vista ecológico, como determinou o governador Ratinho Junior. Ao final do projeto, a orla de Matinhos será ainda mais verde”, destacou o diretor-presidente em exercício do IAT, José Luiz Scroccaro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *