Pular para o conteúdo

Loja Maçônica Jaime Lerner celebra 1 ano de fundação com homenagem ao legado de transformação e fraternidade

30/03/2025
loja maçonica

Na última semana, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Jaime Lerner nº 4843 celebrou seu primeiro ano de fundação em uma cerimônia marcante, repleta de significado, emoção e compromissos com o futuro. O evento reuniu autoridades do Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), incluindo o Sapientíssimo Irmão João Darcy Ruggeri, Grão-Mestre de Honra do GOB-PR; o Eminente Irmão Luís Mário Luchetta, Grão-Mestre de Honra e atual Assessor de Relações Institucionais e Governamentais; o Poderoso Irmão José Edson Haesbaert, Grão-Mestre Adjunto de Honra e Assessor Especial para Relações Maçônicas; o Poderoso Irmão Onivaldo Fernandes da Conceição, Grande Secretário Adjunto de Patrimônio; o Venerável Irmão Gustavo Lira de Oliveira, Coordenador da Segunda Região Maçônica; a Presidente Estadual da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, Maria da Penha Socher; e a Presidente de Honra da FRAFEM, Regina Luchetta. Também esteve presente o senhor Gerson Guelmann, representando a família Lerner, especialmente Ilana Lerner Hoffmann, filha do casal Jaime e Fani Lerner; além de esposas, filhos, jovens da Ação Paramaçônica Juvenil e os fundadores da Loja, que nasceu com a missão de unir os valores da maçonaria à prática de relações éticas e colaborativas no mundo profissional.

O Venerável Mestre Jovano Iancoski abriu a cerimônia destacando que o primeiro ano da Loja é mais do que um marco no tempo — é a celebração de uma construção sólida, baseada em ideais de progresso, justiça e fraternidade. Inspirada na trajetória do arquiteto e urbanista, a Loja Jaime Lerner segue cultivando valores que unem tradição e inovação. “Assim como Lerner transformou cidades com sua visão, nossa Loja busca transformar pessoas e comunidades com seus princípios”, declarou.

Durante a cerimônia, os fundadores Adélcio Angelo Bazzo e Rafael Luiz Nichele contaram como nasceu a ideia da Loja: de conversas informais à travessia simbólica da Cordilheira dos Andes, surgiu a proposta de criar uma oficina voltada ao fortalecimento das relações profissionais entre maçons, com ética, estrutura e propósito. A Loja foi oficialmente fundada em 29 de março de 2024 com apoio do GOB-PR, sob o Rito Escocês Antigo e Aceito.

Além de relembrar a jornada de fundação, o evento também prestou uma homenagem emocionada ao legado de Jaime e Fani Lerner. O arquiteto e urbanista que dá nome à Loja foi lembrado por sua trajetória visionária e transformadora. Bruno Ronchi, também arquiteto, conduziu a homenagem, destacando a influência global de Lerner, sua atuação como prefeito de Curitiba por três mandatos, governador do Paraná e presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA).

“Lerner acreditava que a cidade é uma estrutura viva e que soluções simples, quando bem aplicadas, são capazes de mudar o mundo. E ele mudou”, afirmou Bruno, recordando projetos como o “Lixo que não é Lixo”, o Parque da Ciência, e o conceito de Acupuntura Urbana. A homenagem incluiu ainda o simbolismo da tartaruga Vita — referência de Lerner à união entre vida e trabalho — e a citação de frases marcantes do arquiteto como “temos que ter a coragem de fazer coisas simples e imperfeitas”.

A cerimônia também reverenciou o legado social de Fani Lerner, esposa de Jaime, em fala conduzida por Cesar Rippel. Reconhecida por sua atuação nas áreas da infância, educação e cidadania, Fani foi homenageada com o lançamento oficial da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Fani Lerner, a 62ª do Paraná, agora presidida por Edina Carla Charneski Iancoski. “Seu legado nos inspira a trabalhar com empatia, justiça e solidariedade”, destacou Cesar.

A importância da participação juvenil também foi evidenciada na fala de Felipe Ruan Iancoski, que apresentou o funcionamento da Ação Paramaçônica Juvenil (APJ), voltada à formação de jovens com base nos princípios da ética, cidadania e valores humanistas.

Entre os momentos especiais da noite, destacaram-se as falas do Sapientíssimo Irmão João Darcy Ruggeri, Decano da Maçonaria Paranaense e do senhor Gerson Guelmann, que representou a família e recebeu homenagens e agradecimentos pela autorização para uso dos nomes Jaime e Fani Lerner para a Loja e a Fraternidade.

A presidente estadual da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, Maria da Penha Socher, parabenizou a nova Fraternidade Fani Lerner e destacou a importância do engajamento feminino nas causas paramaçônicas. “A presença da mulher fortalece a Fraternidade e amplia a consciência dos maçons sobre seu papel na educação, na união e no serviço à sociedade”, afirmou.

O encerramento foi marcado por agradecimentos e um coquetel de confraternização, em clima de celebração e esperança. “Temos certeza de que todos saíram daqui conhecendo mais sobre a Maçonaria, seus valores e a importância da participação familiar nesse caminho de luz e transformação”, concluiu o Mestre de Cerimônias.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *