Pular para o conteúdo

Luciana Saito Massa apresenta programas estaduais às primeiras-damas municipais

28/03/2025
luciana massa

Mais de 200 primeiras-damas, prefeitas e gestoras municipais de todo o Estado participaram dos dois encontros promovidos pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, nesta terça (25) e quinta-feira (27), no Palácio Iguaçu. Durante os encontros, que integram o Mês da Mulher, elas conheceram programas e ações do governo estadual com foco na população feminina. Os eventos também promoveram a troca de experiências entre os municípios do Paraná.

Segundo a primeira-dama Luciana, os encontros são importantes para promover o apoio mútuo entre os gestores, em especial neste momento de início de novos mandatos municipais. Só nesta quinta, mais de 100 mulheres participaram e que, somado ao primeiro evento, realizado na última terça-feira (25), totaliza 247 mulheres de diversas regiões do Estado. O encontro desta quinta-feira foi o 17º encontro realizado desde 2021.

“Tivemos uma grande mudança nas gestões municipais, com muitas primeiras-damas chegando e que precisam ser acolhidas, abraçadas, e aqui elas entendem um pouquinho melhor como caminha o Estado. Esse é o momento para conversar, conhecer e trocar ideias para que a gente atenda as necessidades da nossa população”, afirmou a primeira-dama do Estado.

“É muito importante para fortalecer a relação entre nós. Um momento em que elas trocam experiências, conhecimentos e levam aos seus municípios. Aqui as mulheres se conhecem, são informadas dos vários programas do Governo do Estado disponíveis para levar para sua população, principalmente as pautas relacionadas à mulher e à família”, acrescentou.

As primeiras-damas receberam uma cartilha com orientações práticas, contendo informações sobre os programas estaduais disponíveis, facilitando a integração das novas gestões com as políticas públicas já em andamento.

Ações

Luciana apresentou para as primeiras-damas a estrutura de atendimento e acolhimento à mulher no Estado, sobretudo após a criação da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), um elo de interlocução entre todas as pastas e os programas estaduais.

O Governo do Estado também incentiva a criação de secretarias municipais, diretorias, coordenações e Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres (OPM), necessário para o recebimento de recursos estaduais na modalidade fundo a fundo. Para dar condições a execução a projetos, o Estado realizou o repasse de R$ 20 milhões para os municípios paranaenses, com as ações financiadas pelo Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (Fedim), criado em 2023.

Outra iniciativa de destaque é o Paraná Rosa, idealizado pela primeira-dama do Estado e que promove a conscientização e o acesso à informações, tanto sobre o câncer de mama quanto a saúde da mulher em geral. Luciana adiantou alguns pontos que estão sendo preparados para a edição de 2025, como a atenção especial à mamografia.

“Trata-se de uma campanha que tem gerado impactos reais no Estado, ajudando a combater doenças e promovendo a saúde da mulher, especialmente com foco no diagnóstico precoce de câncer de mama. São ações que têm salvado vidas e melhorado o bem-estar das mulheres em todo o Paraná, refletindo o poder das parcerias e da colaboração entre os municípios e o governo estadual”, disse.

Troca de experiências

Com a renovação das gestões municipais, muitas primeiras-damas estão participando do encontro pela primeira vez. É o caso de Cleosilene Rosa, de Uniflor, no Noroeste. Ela é também diretora de Assistência Social no município. “Nos aproxima muito com as ações do governo. Temos o Departamento de Assistência Social com algumas ações voltadas às mulheres, mas estamos focados em implantar uma secretaria própria”, destacou. “Estamos no início do mandato e queremos saber de todas as ações que podemos implementar em nosso município para trazer mais qualidade de vida, principalmente para as mulheres.”

Quem também é primeira-dama de primeira viagem é Andria de Oliveria Backes, de Marechal Cândido Rondon, no Oeste. “É o primeiro encontro que participo e para mim é uma honra estar aqui. É um momento em que as primeiras-damas estão se conhecendo e aprendendo a importância de nós, mulheres, no nosso município”, comentou. “Todas as pautas aqui apresentadas são de suma importância. Basta agora estudar e analisarmos como podemos aplicar isso no município.”

Para a primeira-dama de Mandaguaçu (Noroeste), Luciana Nó Mendes, o encontro serviu para conhecer diversos programas estaduais que podem ser replicados no município. “Estamos na primeira gestão e achei tudo muito interessante, porque mesmo eu não ocupando nenhum cargo no município, a gente fica como apoio, então precisamos ter um entendimento de tudo que está acontecendo no Paraná”, disse. “O Paraná é muito rico, com diversas ações que podemos levar para o nosso município”, concluiu.

Além das primeiras-damas, as prefeitas eleitas também são convidadas para os encontros. É o caso de Rozane Osaki, prefeita de Antonina, que ressaltou o intercâmbio entre os municípios. “Esse é um encontro muito importante, porque demonstra a força da mulher. Cada evento como esse é essencial porque sempre levamos algo diferente para a nossa cidade. Essa troca de informações, de experiências, isso tudo engrandece o nosso conhecimento”, opinou.

Leia outra notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *