Obras de Luiz Arthur Montes Ribeiro, reconhecido artista visual, literato e chef de cozinha paranaense, ganham espaço na galeria de arte que leva o seu nome, sediada no Instituto Montes Ribeiro (IMR), em Curitiba. O artista, que dirige o espaço, vinha oferecendo a galeria para promover a carreira de profissionais iniciantes há dez anos. Agora, as paredes do local estão cobertas exclusivamente por obras de sua autoria.
Na Sala Museu é preservada a memória da família de Luiz, com a exposição de itens que foram utilizados por seus ascendentes. No acervo do IMR, há mais de 3,2 mil objetos catalogados. O artista optou por um novo norte às atividades da sua galeria, e além dos quadros, estão à mostra livros e poesias assinados por ele.
A mudança vem acompanhada de uma nova trajetória. “A partir deste ano, quero trabalhar somente em prol da minha expressão artística, em pinturas, literatura e gastronomia; uma vez que já iniciei minha carreira internacional”, diz ele.
Luiz explica que uma das razões é a questão de tempo. “É humanamente impossível gerenciar eventos de outros artistas, sendo que tenho uma carreira a ser exercida”, assinala. Salienta que sempre foi um grande mobilizador da arte na região Sul do Brasil, ao investir e divulgar outros profissionais. Como colecionador, continua seu trabalho com as obras de outros artistas. “A arte representa o meu viver e a sintonia com o mundo, quando encontro o meu verdadeiro eu”, reflete.
Sua trajetória nas artes visuais e na literatura tem sido dividida em séries. Atualmente, está fascinado pelo mundo das borboletas, com suas cores vibrantes, leveza e beleza. Passa pela poesia na escrita do livro “Borboletas Aladas e seus Jardins Imaginários”, que retrata “momentos de amor vividos com mulheres espetaculares, bem resolvidas e felizes”. Da escrita ele passa para as telas. Passeia pela série de pinturas “Borboletas Aladas” há cerca de três anos. Continua criando aquarelas, objetos, telas à óleo, acrílica e desenhos com o tema.
Outras fases foram marcadas por florestas, árvores, araucárias, peixes e corações, além das silhuetas de rostos e corpos femininos. Sua inspiração surge das viagens, das músicas que ouve, das suas impressões, que são anotadas como matérias-primas para desenvolver o material artístico. “O espetáculo da minha vida é poder dirigir o Instituto Montes Ribeiro, onde sou artista, escritor e chef de cozinha”, finaliza.
Sobre o artista
Natural de Ponta Grossa, Luiz Arthur Montes Ribeiro dedicou-se às artes desde os 13 anos. Radicado em Curitiba desde 1980, continuou sua formação artística em ateliês. É investidor de obras de arte de outros profissionais. Assim, tornou-se um dos principais colecionadores privados de artes do sul do país. Suas obras estão em acervos particulares, museus e Secretarias de Cultura no Brasil e exterior. Além disso, fundou o Instituto Montes Ribeiro (IMR) em Curitiba.
No campo da literatura, Luiz Arthur publicou onze livros com as temáticas de educação e poesia. Editou um uma obra digital e um livro em Braille, numa iniciativa em parceria com o Instituto Paranaense dos Cegos (IPC). É membro efetivo do Centro de Letras do Paraná (CLP) e da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA).
Além das artes visuais e dos livros, o artista realiza-se também como Chef de Cuisine no IMR, trabalhando com a cozinha autoral. Já exerceu a atividade em várias cidades do país, Espanha, França e Estados Unidos.
Serviço
Instituto Montes Ribeiro e Luiz Arthur Montes Ribeiro Galeria de Arte
Local: Avenida Vicente Machado, 160 – conjuntos 61/62 – Centro
Horários: quintas e sextas-feiras das 14h às 19h; sábados das 10h às 14h
Agendamento: por WhatsApp (41) 99181-0220 ou e-mail [email protected]
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: IMR)