Se a eleição fosse hoje, o ex-presidente Lula seria o próximo presidente do Brasil e o governador Ratinho Jr. seria reeleito para mais um mandato.
Estas são as conclusões das últimas pesquisas divulgadas em 20/5 pelo IPESPE (Registro TSE Protocolo BR-08011/2022) e pelo IRG (Registro TSE PR-08031-2022 e BR-01607-2022), dados completos ao final da matéria.
Eleição para presidente
A pesquisa XP/IPESPE traz o ex-presidente Lula (PT) com 44%, o presidente Bolsonaro (PL) com 32%, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) 8%, o ex-governador João Dória (PSDB) 4%, o Dep. Federal André Janones (Avante) 2%, a Senadora Simone Tebet (MDB) 2%, e os demais candidatos pesquisados Luciano Bivar (União Brasil), Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia ((PSTU) e Eymael (DC) não chegaram a um por cento cada um. Votos em Branco, Nulo ou Não votariam em nenhum dos candidatos 6%, enquanto 2% se disseram indecisos.
É certo que a pesquisa eleitoral deve ser analisada como uma foto, ou seja, que representa somente o momento em que ela foi realizada, e não como uma previsão do que vai ocorrer no dia da eleição.
Sabemos que a campanha ainda não começou e muita coisa pode mudar, porém o mês de maio já começa a delinear um quadro bem rico em detalhes. As informações que chegam aos eleitores já podem apresentar um cenário muito próximo do que vai ocorrer em outubro.
O que estamos levando em consideração para esta análise:
– Os partidos apresentam seus programas, posicionamentos e lideranças, que são vistos como os seus pré-candidatos.
– Uma grande campanha na mídia foi realizada para informar o fim do prazo para inscrição de novos eleitores, convocando os jovens para o primeiro título com um apelo forte para participação na eleição de outubro.
– Divulgação de várias pesquisas eleitorais nacionais com resultados que apontam oscilações entre os principais pré-candidatos e os possíveis cenários com a composição de forças.
– Divulgação de várias pesquisas realizadas nos estados para eleição de Governador, porém apresentando o resultado de pesquisa para eleição de Presidente no Estado.
– Início do prazo para doações de campanha através da “vaquinha virtual”.
Com todo este volume de informações, as pesquisas atuais já podem estar captando a opinião do eleitor que indica sua preferência real e que pode se manter caso não surjam fatos novos relevantes que mudem sua decisão.
Se este cenário, das pesquisas atuais se mantiver, nós podemos ter uma mudança significativa com relação ao segundo mandato.
Até agora, o eleitor brasileiro vem mantendo uma tradição de dar uma segunda oportunidade para o mandatário do executivo realizar todo seu planejamento, com a convicção de que quatro anos é muito pouco para as mudanças necessárias. Foi assim com FHC, Lula, Dilma, a maioria dos Governadores e Prefeitos.
Eleição para governador
Para o Governo do Paraná, o governador Ratinho Jr. tem demonstrado em todos os levantamentos até agora, consistência suficiente para manter a escrita e conseguir sua reeleição.
A pesquisa foi realizada pelo IRG, com 1.500 entrevistas em todo Estado do Paraná entre os dias 14 e 17 de maio.
Os resultados para eleição de governador trazem dois cenários:
1º com 5 candidatos:
Ratinho Jr. (PSD) 52,8%, Roberto Requião (PT) 20,2%, Flávio Arns (Podemos) 7,2%, César Silvestri (PSDB) 2,7%, Professora Angela Machado (PSOL) 1,7%, Votos em Branco, Nulo ou Nenhum candidato 11,3%, Indecisos 4,2%.
2º com 4 candidatos:
Ratinho Jr. (PSD) 55,3%, Roberto Requião (PT) 21,0%, César Silvestri (PSDB) 3,2%, Professora Angela Machado (PSOL) 2,3%, Votos em Branco, Nulo ou Nenhum candidato 13,6%, Indecisos 4,6%.
Nos dois cenários o governador Ratinho Jr. venceria ainda no primeiro turno.
A campanha pode trazer grande movimentação em função do ex-governador e ex-senador Roberto Requião ter se filiado ao PT e a campanha Presidencial pode influenciar aos eleitores de oposição a aderir à campanha de Requião para forçar um segundo turno e uma possível virada.
Outro fator que precisamos acompanhar é o desempenho do ex-prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri (PSDB) que, apesar de muito conhecido em sua região, pode ser uma novidade para a maioria dos eleitores do Estado. Como ele tem um eleitorado fiel e com o perfil mais próximo ao do atual governador, pode tirar votos importantes de Ratinho Jr. desequilibrando sua grande vantagem.
Porém, a falta de uma oposição mais numerosa, e sem desgastes na mídia nos três primeiros anos de mandato, o governador Ratinho Jr. inicia a campanha com uma vantagem bem significativa.
Embora os eleitores paranaenses já tenham protagonizado viradas significativas em eleições passadas, desde que foi aprovada a reeleição para governador, os últimos mandatários conseguiram o segundo mandato.
Vamos acompanhar as próximas pesquisas e avaliar como cada fato novo mexe com a cabeça do eleitor.
O IRG realizou 1.500 entrevistas no Estado do Paraná entre os dias 14 e 17 de maio de 2022. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE PR-08031-2022 e BR-01607-2022.
A pesquisa XP/Ipespe foi realizada por telefone com 1.000 entrevistados entre os dias 16 e 18 de maio de 2022, com pessoas de 16 anos ou mais de todas as regiões do país.A margem de erro máxima estipulada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08011/2022.