Cumprindo agenda em menção à Campanha Maio Amarelo, os agentes de Segurança Pública de Campo Largo, equipe do DepTran, Defesa Civil e agentes da Guarda Mirim realizam blitze educativas em vários pontos da cidade, como forma de impulsionar as medidas preventivas para a diminuição de atropelamentos, acidentes e mortes no trânsito.
Defesa Civil
A campanha foi aberta oficialmente no dia 10 de maio, em evento para estudantes da rede municipal de ensino e também para escolas particulares, na Casa da Cultura. As atividades seguiram no dia 11 com uma palestra do diretor de Operações da Defesa Civil de Campo Largo, Maicon de Lima Soares, aos colaboradores da empresa Germer – Porcelanas, sediada no município. O tema da palestra foi “Conscientização no Trânsito” e abordou ações simples de prevenção como o respeito às faixas de pedestres, à velocidade máxima permitida nas vias, a atenção redobrada aos motociclistas e veículos pesados, a obrigatoriedade de cumprir o tempo dos semáforos, entre outras.
A palestra também foi ministrada aos colaboradores da Incepa, unida a uma blitz educativa no local. Na manhã da última terça-feira (16), a palestra de conscientização a acidentes no trânsito foi ministrada aos colaboradores da empresa CAW – localizada na BR-277, com a participação de mais de 60 funcionários. O diretor da Defesa Civil Municipal também realizou a palestra com os colaboradores do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), na cidade de Curitiba, na sexta-feira (12).
Guarda Mirim
Simultaneamente, a Guarda Mirim de Campo Largo, composta por 60 jovens entre 14 a 16 anos de idade, iniciou as blitze educativas de trânsito no perímetro urbano do município, colocando em prática o ensino e aprendizagens desenvolvidas no programa coordenado pela Guarda Municipal.
Sob a orientação dos guardas municipais Rodrigo Oliveira e Karina Dabrowski, os estudantes param os veículos e motocicletas e explicam as regras básicas de trânsito e os cuidados que podem ser adotados ao trafegar tanto no período diurno quanto no noturno.
As blitze iniciaram na segunda-feira (08), no centro de Campo Largo, e foram realizadas também nos bairros Itaqui, Águas Claras, no distrito da Ferraria e em Bateias.
Até o dia 31 de maio a campanha e as blitze serão levadas para frente das instituições de ensino municipais, nos períodos da manhã e da tarde, e, também, às vias mais movimentadas da cidade. Junto às atividades, a Guarda Mirim realiza palestras com o tema “Respeito e responsabilidade no Trânsito” nas escolas municipais, para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Em todas as blitze há a presença de uma ou duas equipes da Guarda Municipal e, no mínimo, oito alunos da Guarda Mirim, que conversam com o público e entregam um material informativo sobre a importância da conscientização no trânsito.
Desde o início da campanha, foram visitadas com as ações pedagógicas e blitze educativas alunos da Escola Municipal Dona Fina, Escola Municipal Vereador José Andreassa, Escola Municipal João Santana, Escola Municipal Mauro Portugal, Escola Municipal Madalena Portela e Centro da Juventude Bom Jesus. Somente nas duas primeiras instituições de ensino, as orientações alcançaram cerca de 200 estudantes, além da blitz realizada na Rua Arapongas, na quarta-feira (17), compartilhando informações sobre as más condutas no trânsito com motoristas, pedestres e ciclistas.
Em todas as ações o cidadão recebe um kit educativo da Campanha Maio Amarelo, desenvolvido em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV.
O Maio Amarelo é um movimento internacional, disseminado em 30 países do continente americano. Juntos, abrem simultaneamente as ações para conscientização no trânsito. Para esta semana, a Guarda Municipal, junto aos Guardas Mirins, e a Defesa Civil dão continuidade às ações em outras escolas municipais. Estabelecimentos de ensino municipais ou particulares que queiram receber as palestras e as blitze educativas, podem agendar dia e horário pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (41) 3393-3967.
Leia outras notícias no HojePR.