O Centro de Curitiba está ficando mais atrativo e seguro com a modernização do sistema de iluminação pública e a implantação de novas iluminações cênicas em espaços do setor histórico, no bairro São Francisco. Desde fevereiro, a Prefeitura vem substituindo as antigas luminárias de vapor de sódio por modelos de LED mais eficientes e econômicas. Até o momento, 68% das 1.700 luminárias que serão distribuídas em 52 ruas da região central já foram trocadas.
A iniciativa faz parte do Plano de Redesenvolvimento do Centro e deve ter esta etapa concluída em maio. Mesmo antes do término, os resultados já são bem avaliados pela população.
“Queremos que as pessoas ocupem novamente o Centro e por isso estamos trazendo mais segurança, beleza e eficiência para o coração da cidade, com uma iluminação moderna e eficiente nas ruas e que valoriza o nosso patrimônio histórico e melhora a vida de quem vive e circula na região”, diz o prefeito Eduardo Pimentel.
Entre as ruas contempladas nesta etapa de modernização estão a Saldanha Marinho, 24 de Maio, Doutor Muricy, Alameda Augusto Stellfeld, Alameda Cabral, Desembargador Clotário Portugal, Cândido Lopes, Barão do Serro Azul, Travessa Nestor de Castro, entre outras. Por serem vias de grande circulação de veículos, os trabalhos estão sendo realizados, na maioria dos casos, à noite, pela Engie Soluções – empresa responsável pela concessão da iluminação pública de Curitiba – para minimizar os impactos no trânsito.
Moradores aprovam
A Rua Voluntários da Pátria – onde Celina de Araújo Assad mora há 19 anos e é, atualmente, a síndica de um condomínio com 21 apartamentos – está ente as ruas já contempladas com a nova iluminação.
“Estava escuro por aqui, mas hoje está bem mais iluminado. Quando vejo a rua de cima do prédio até parece dia e a gente se sente mais segura. O que as pessoas erradas querem? Escuridão, né? Mas agora aqui não é mais assim, toda a região está mais clara, tem mais conforto e segurança para as pessoas de bem”, contou Celina.
O empresário Clayton Prestes é prestador de serviços e trabalha no Centro à noite. Ir para o escritório e voltar ficou mais seguro agora que a Saldanha Marinho está com luminárias em LED.
“Trabalho até tarde no Centro, então já deu pra ver a mudança. Ficou mais iluminado e, de uns dois meses para cá, tem também mais patrulhamento de polícia, mais abordagens em pontos críticos. Quando muda a iluminação dá mais vontade de sair de casa, o lugar parece dia, a gente consegue ver melhor as coisas”, disse Prestes.
A Rua Desembargador Clotário Portugal também está entre os locais onde a adoção das luminárias LED asseguraram benefícios aos moradores, comerciantes e frequentadores da região. “A mudança nos beneficiou muito uma vez que a rua ficou mais clara e isso trouxe mais conforto e segurança aos nossos sócios que semanalmente frequentam os espaços durante as atividades de folclore que acontecem à noite”, contou Lourival de Araújo Filho, presidente da Sociedade Polonesa Marechal Pilsudski.
Marco Antonio Bertoldi é garçom há 38 anos no tradicional Restaurante Baviera, que fica em frente à trincheira do viaduto da Rua Alameda Augusto Stellfeld. Ele conta que a nova iluminação na região tem sido assunto tanto entre colegas de trabalho quanto das famílias que voltaram a frequentar o restaurante.
“Olha, era muito breu, muito feio, estava bem escuro e os comerciantes reclamando. Aquela região ali estava muito abandonada, mas agora sim, com a nova iluminação está muito claro, está bem clarinho, bem bonito mesmo”, conta Bertoldi.
A lista das ruas beneficiadas pode ser conferida AQUI.
Segunda etapa
Em uma segunda etapa, prevista para maio, as luminárias da via no trecho entre a Praça Osório e a Alameda Dr. Carlos de Carvalho também serão modernizadas. As antigas lâmpadas de sódio de 250W serão substituídas por modelos LED, que variam de 60W a 110W, garantindo maior eficiência luminosa com menor consumo de energia.
Emissor de luz
O LED (diodo emissor de luz) é um dispositivo capaz de emitir luz de forma eficiente e econômica. A melhoria, iniciada no Centro, será expandida para toda a cidade, garantindo maior eficiência e economia.
De acordo com o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, manter a rua bem iluminada é um importante investimento na segurança pública. “A iluminação pública é fundamental na segurança pública, pois pessoas mal intencionadas tentam usar da escuridão ou baixa luminosidade como escudo para práticas de delitos criminosos”, explica Celso.
Iluminação Cênica
Além da nova iluminação nas ruas, a cidade está com novos pontos de iluminação cênica que destacam a arquitetura e os elementos históricos de espaços do Centro que são importantes cartões postais. Ganharam novos sistemas de iluminação que utilizam jogos de luzes e projeções para destacar a arquitetura e os elementos decorativos os seguintes espaços: Solar da Cultura (Dr. Claudino dos Santos), Primeira Igreja Independente Presbiteriana (Rua do Rosário), Casa Hoffmann (Rua do Rosário), Casa da Memória (Rua São Francisco), Casa Romário Martins (Largo Coronel Enéas), Liceu de Ofícios Criativos (Mateus Leme), Conservatório de MPB de Curitiba (Mateus Leme) e a Mesquita Islâmica Imam Ali Ibn Abi Tálib (Rua Kellers).
“A nova iluminação cênica nestes locais, que são cartões de visita da cidade, embeleza, preserva e evidencia nossa história, além de atrair o turismo e tornar o Centro mais seguro e acolhedor para todos”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
Os oito espaços contemplados agora se juntam aos monumentos que receberam iluminação cênica no final do ano passado, como o Palacete Wolf, na Praça Garibaldi, a Fonte de Memória (conhecida como Cavalo Babão) e as pinhas e araucárias da Praça Garibaldi. Para cada espaço, foi desenvolvido um projeto específico para utilizar jogos de luzes e sombras, realçando os ambientes e tornando-os ainda mais especiais para moradores e visitantes.
50% de economia
Com 130 mil pontos modernizados, o processo já alcançou 79% da cidade, tornando a iluminação mais eficiente e reduzindo os gastos com energia. Com a eficientização do sistema, a substituição por LED está gerando mais de 50% de economia no consumo de energia, além de melhorar a qualidade da iluminação.
A modernização da iluminação pública no Centro e em seus arredores está entre as primeiras ações de infraestrutura do Plano de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba. O objetivo é criar um ambiente mais seguro e uma vida urbana vibrante, tanto de dia quanto à noite. A requalificação de calçadas e pavimentação de ruas também terá início neste semestre.
Leia outras notícias no HojePR.
Acompanhe o HojePR no Instagram.