No próximo sábado (5), a quarta edição Mamute Feira Gráfica, evento que celebra as artes gráficas e à expressão artística acontece em Curitiba com com entrada livre e gratuita, música e atividades culturais. Depois de uma grande pausa por conta da pandemia, a feira será desta vez no estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba. Ocupando a rua e a Praça Eufrásio Correia, a programação cultural reúne arte gráfica, música e literatura.
Com a proposta de ocupar a cidade com a promoção de experiências culturais, a Mamute busca ressignificar espaços da cidade, ampliar as possibilidades de encontro entre as pessoas e do público com o artista. A feira reúne representantes do universo da produção autoral de editoras, coletivos e artistas independentes. Estarão reunidos em Curitiba expositores de mais de 14 cidades diferentes de estados como o Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Amazonas.
A festa ao ar livre é composta por show musical, discotecagem, oficinas para crianças, espaços de convivência e uma ampla feira autoral e criativa com diferentes propostas artísticas – na qual o público pode, além de conhecer e conversar com os criadores, comprar obras, livros, objetos e produtos artesanais, autorais e de tiragem limitada.
A novidade é que metade dos expositores de 2022 estão na feira pela primeira vez. “A quantidade de novos artistas e pessoas que se descobriram criadores de algo nos últimos dois anos é um resultado criativo surpreendente pós pandemia. Vamos ver na Mamute a produção de um tempo ímpar na nossa história”, diz Flavia Milbratz, uma das idealizadoras e diretoras do projeto.
A feira reúne trabalhos para todos os gostos e bolsos, em diferentes formatos e temáticas: gravuras, ilustrações, arte digital, fotografia, literatura, moda autoral, adesivos, quadrinhos, prints, camisetas, porcelana, acessórios, decoração e outras expressões. Além disso, a Mamute mais uma vez terá um espaço para gravar arte na pele: flashs de tatuagem, com um grupo diverso de tatuadores estarão na feira para quem busca uma marca artística mais duradoura.
A programação é diversa. O público poderá assistir artistas produzindo obras durante a feira e participar de ações interativas, inclusive levando um cartaz exclusivo da Mamute impresso na hora para casa. A festa fica completa por uma praça de alimentação, com diferentes opções de gastronomia, espaços de convivência pela praça, e o bar exclusivo da cervejaria curitibana Xamã.
Para as crianças, a Mamute também terá uma programação especial. O festival montará um ateliê de experimentações gráficas para crianças. Além disso, o Coletivo Era Uma Vez também estará presente na feira com seus escritores e ilustradores vendendo livros infantis e ilustrações voltadas para as crianças.
Serviço
Mamute, a Feira Gráfica de rua, 4ª edição
Data: 05 de novembro
Local: Praça Eufrásio Correia, Centro – Curitiba (Estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba)
Horário: das 11h às 20h
Redes sociais: Facebook.com/mamuteafeira e Instagram.com/mamuteafeira
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Divulgação)