Pular para o conteúdo

HojePR

ELEIÇÕES/2024

Márcia Huçulak defende servidores públicos e critica proposta que desmantela o SUS na capital

16/10/2024
marcia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) fez nesta quarta-feira (16) um desagravo aos servidores públicos municipais de Curitiba e criticou proposta feita pela candidata do PMB que desmantelaria o SUS (Sistema Único de Saúde) da capital.

De acordo com a deputada, as propostas e críticas da candidata neste segundo turno das eleições municipais demonstram “total despreparo e desconhecimento” para administrar uma cidade como Curitiba.

“A candidata atacou uma política pública das mais relevantes para a população: o nosso SUS”, disse Márcia. “Estou indignada.”

A candidata, que Márcia chamou de “inimiga de Curitiba”, disse que pretende cobrar de prefeitos de outras cidades pelo uso do sistema de saúde público de Curitiba por parte de moradores desses municípios atendidos na capital.

Tal pretensão ignora o que é o SUS, criado na Constituição de 1988: um sistema público, gratuito e de acesso universal (ou seja, que atende todos os brasileiros que procuram o atendimento, independentemente do local).

“Lutamos tanto para o SUS chegar aonde chegou, que acolhe a todos”, disse Márcia, gestora de saúde por 36 anos e ex-secretária de Saúde de Curitiba. “Há pactuação. Curitiba é a cidade que tem a obrigação de atender na alta complexidade, nos transplantes, nas doenças raras, no tratamento de cânceres, nas órteses e próteses…”

O sistema brasileiro é referência mundial de atendimento chamado “portas abertas”, o único no planeta que atende uma população de mais de 200 milhões de pessoas. Curitiba é referência de qualidade dentro do sistema nacional.

A deputada se disse “estupefacta” com tal proposta, que demonstra “despreparo e desqualificação”.

Defesa dos servidores

Márcia também disse estar indignada com as considerações da candidata sobre os servidores públicos de Curitiba. Segundo Cristina Graeml, servidores prestam mal atendimento de saúde à população e muitas vezes “parecem estar mais interessados nos seus celulares” do que no atendimento em UPAs e Unidades de Saúde.

“Os servidores da saúde atendem 66 mil pessoas por dia; 66 mil!”, disse. “Lamento [a fala dela] e faço um desagravo aos servidores da prefeitura de Curitiba, em especial aos da Saúde, que tratam com amor, respeito, dedicação e ética a população todos os dias. São profissionais exemplares.”

Márcia lembrou que a avaliação dos usuários do serviço público da capital dá nota de 88 (de um máximo de 100). “Não há outro sistema com uma avaliação dessa”, contextualizou. “Mas a candidata fala contra o servidor público.”

Histórico de sucesso

Márcia também chamou atenção para o discurso de permanente desqualificação da cidade feito pela candidata, tentando passar uma versão muito diversa da realidade.

Curitiba tem um histórico de boa gestão que resultou hoje numa cidade referência em várias áreas, como a própria saúde, o urbanismo, a sustentabilidade e o transporte público, entre outras.

“Temos uma história de inovação, de planejamento, que começou lá atrás com o Jaime Lerner”, afirmou, notando que o prefeito Rafael Greca recuperou esse histórico nos últimos anos.

“Grande parte dos prefeitos, com uma ou outra exceção, contribuiu para termos hoje uma cidade mais sustentável, uma cidade com menos desigualdade, urbanizada e acolhedora”, afirmou a deputada.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *