Com a presença do governador Ratinho Junior (PSD), o MDB no Paraná confirmou que vai apoiar a reeleição do governador e lançará a candidatura de Orlando Pessuti ao Senado. Durante a convenção, na noite de segunda-feira (25), foram homologadas as chapas de deputados estaduais e deputados federais.
O MDB fez o esperado. A aliança foi costurada pelo deputado Anibelli Neto, presidente da sigla, e Renato Adur com o secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, no ano passado. Na época, Requião foi expurgado do partido e o MDB se alinhou ao governador, ganhando uma Secretaria para gerir a área social de Ratinho.
Em relação a disputa nacional, o MDB do Paraná vai seguir as recomendações e orientações da executiva nacional. A turma fará campanha por Simone Tebet, candidata a presidência da República.
Em 2022, um terço das cadeiras do Senado será renovado (27 vagas). Dos três representantes do Paraná, o mandato de Alvaro Dias (Podemos) é o que termina este ano.
O calendário eleitoral prevê a realização das convenções partidárias de 20 de julho a 5 de agosto. Porém, a oficialização das candidaturas depende de protocolo das atas das convenções na justiça eleitoral.
Até esta segunda-feira, outros dois candidatos já foram confirmados em convenções para a disputa pela vaga no Senado: César Silvestri Filho (PSDB) e Guto Silva (PP).